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Planejamento para o Natal: como tirar o máximo da melhor época de vendas


Vendas no natal

Como falamos repetidamente em nosso livro Produtividade sem Enrolação (download grátis aqui), planejamento é um dos principais pilares para que uma empresa (principalmente as pequenas) prospere.

Analisando especificamente quem atua no comércio, seja físico ou virtual, o planejamento tem uma relevância MUITO maior, já que você precisa lidar com muita presteza com aspectos como estoque, mão-de-obra, logística, prazos de validade, múltiplos fornecedores etc.

O mercado varejista é complexo exatamente por envolver não só esse grande número de variáveis, mas principalmente porque existe uma variável maior sobre todas essas: a sazonalidade.

E o Natal – que já deve ser assunto antigo para quem é de comércio – é simplesmente a época mais importante para a maioria. Exatamente por isso, o planejamento para uma época como esta é fundamental para que o seu negócio aproveite a época de vacas rechonchudas para crescer.

Aspectos que mudam com a alta sazonalidade
Ter uma época de aumento de consumo não significa que você precisa repensar todo o seu negócio, por isso juntamos aqui os principais tópicos que precisam estar em suas reuniões:

1- Estoque
Esse é o mais óbvio, pois ninguém quer que o cliente vá até a sua loja e saia de mãos vazias porque você planejou mal o estoque. Ruptura é um dos piores sinais que um comércio pode passar: além de perder a venda imediata, ele também perde a confiança do consumidor em ser o lugar para encontrar produtos x ou y (esse tipo de efeito de marca aparece no caixa em médio e longo prazo).

Ao mesmo tempo, aumente o estoque de maneira inteligente: não adianta investir para não ter um bom retorno cede icon wink

Quais os produtos que você mais vende no Natal? Qual o aumento médio da demanda? Há produtos relacionados que você pode adicionar para incrementar a experiência (e o ticket médio) do seu cliente?

Para responder a essas perguntas, não deixe de olhar o histórico de outras épocas sazonais, principalmente do Natal passado.

2- Mão-de-obra
Outra variável importante é a mão-de-obra necessária para atender esse aumento de demanda: desde vendedores até pessoal para preparo (ex.: alimentos) e suporte (limpeza, segurança etc.).

Claro, o empreendedor sempre consegue se desdobrar para fazer acontecer, mas muitas vezes não ter o número de funcionários adequados pode resultar em filas, mau atendimento e outros pequenos problemas que prejudicam a experiência do cliente.

Além disso, é recomendável que o empreendedor em si tenha ‘tempo disponível‘ para resolver os pepinos a mais – que, acredite, vão aparecer.

3- Horário de funcionamento
O aumento da demanda aliado ao horário de verão (deixando o dia mais longo) faz com que muitos comerciantes fiquem abertos ao público por mais horas.

Apesar de parecer uma operação simples, isso não se reflete em simplesmente “demorar mais para fechar a loja“. Funcionar até mais tarde significa pagar hora extra para funcionários (e extras contratados), ter a segurança necessária para as pessoas da loja e, principalmente, para os clientes, e, mais importante, em comunicar isso de maneira eficaz para o cliente.

De nada adianta esse investimento a mais, se ele não retorna em resultado financeiro.

Planejamento financeiro para bancar essa mudança operacional
Todos esses pontos requerem um capital de giro um pouco maior para que você consiga executá-los da melhor maneira possível, sem atrasar pagamentos a funcionários e fornecedores.

No começo desse período, o capital deve ser focado na criação do estoque. Porém, com o passar das semanas, é preciso também pensar não só na reposição desse estoque, mas também nos pagamentos de funcionários – que, se estiverem fazendo hora extra, serão maiores que o normal.

A solução para isso é recorrer a um empréstimo ou, melhor ainda, às vendas já realizadas no crédito e no parcelado, por meio da antecipação de vendas.

Nessa linha, a Cielo tem uma solução em que você antecipa o recebimento das vendas realizadas no crédito à vista ou parcelado com as bandeiras Visa, MasterCard, Elo ou Diners. Para as solicitações até às 14h, você recebe o valor no mesmo dia. Após esse horário, você recebe no dia seguinte.

A principal vantagem é que você ganha uma maneira simples e prática de garantir caixa, algo essencial para qualquer empresa.

Veja mais sobre a Antecipação de Vendas da Cielo aqui.

Abraços,
Luiz Piovesana (por negócios que melhoram a experiência do cliente sempre, mesmo com o aumento no movimento)

Obs.: Esse artigo foi patrocinado pela Cielo. Isso significa que os recomendamos como referência, mas não há influência em nossa linha editorial nem nossa opinião.

Confira como trabalhamos com artigos patrocinados no post Conteúdo útil para empreendedores em primeiro lugar.

p.S.: crédito da imagem para Shutterstock.

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