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É sempre a mesma coisa: você liga para a sua operadora de TV a cabo (ou celular, ou cartão de crédito) e fica horas com o telefone grudado na orelha, esperando que alguém de carne e osso se digne a atender. Que tal nunca mais ter que passar por isso? E se, em vez de ficar escutando aquela musiquinha irritante, você pudesse simplemente colocar o número desejado no celular, e daí receber um aviso quando já houvesse um atendente do outro lado da linha, pronto para ouvir sua reclamação?
Esse sonho dourado já é possível – pelo menos nos Estados Unidos. A empresa FastCustomer lançou um aplicativo que funciona tanto em iPhones quando em aparelhos que usam o sistema Android. Funciona assim: quando você clica no aplicativo, aparece um cardápio de companhias – no momento são 2.500 em solo americano. Você seleciona uma e o app avisa que vai fazer a chamada telefônica. Quando um funcionário finalmente atende do outro lado da linha, o aplicativo diz a ele: “Por favor, disque 1 para falar com o seu próximo cliente”. No momento em que o atendente disca o número 1, o aplicativo te avisa. Como o serviço é novo, pode acontecer de o funcionário da companhia em questão não entender nada, ou mesmo se recusar a discar o número 1. Sem problemas: se isso acontecer, o aplicativo ligará de novo, até que alguém do outro lado da linha finalmente aperte o botão desejado.
O fundador da FastCustomer, Aaron Dragushan, teve a ideia quanto tentava falar com a Concast, gigante da TV a cablo, telefonia e internet nos EUA. “Depois de 20 minutos esperando, pensei: ‘Estamos na era da tecnologia, não é possível que alguém tenha que esperar tanto tempo!’”. Por enquanto, 20 mil pessoas fizeram o download do programa. Segundo o empresário, a receita do negócio virá de serviços especiais que serão oferecidos aos clientes, e também da venda de dados para as companhias. Será que alguém se habilita a lançar esse serviço aqui no Brasil? Algo me diz que faria muito sucesso…