Todos nós sabemos que filmes são uma farsa. Aquele movimento na tela? É só um punhado de imagens estáticas que, quanto mais rapidamente “piscam”, mais realista e crível tornam a sensação de movimento. Quanto maior a velocidade, melhor, e a versão a 48 quadros por segundo de O Hobbit é apenas o começo.
O que é taxa de quadros, afinal?
Se você entende como a projeção de filmes funciona, saberá que as imagens estáticas que formam o rolo de filme são rodadas em um projetor e exibidas consecutivamente através de uma abertura iluminada que projeta a imagem na tela, o que em alta velocidade cria a sensação de movimento. Mágica cinematográfica! A taxa a que essas imagens (ou quadros) são exibidas é informada em quadros por segundo (ou frames per second, fps em inglês) para o filtro tradicional de celuloide, e como “taxa de atualização”, medida em hertz (Hz), para filmes digitais e monitores. Em ambos os casos, esse valor reflete o quão rápido as imagens estáticas podem “piscar” e quanto mais rápido isso acontecer, mais realista o movimento parece ser.
Fps e taxa de atualização são relacionados, mas não a mesma coisa. Está tudo ligado a um velho truque de projecionistas. Para ajudar a minimizar as tremulações dos filmes a 24 fps (a velocidade padrão que você vê em filmes), eles exibiam o mesmo quadro duas ou três vezes antes de passar para o próximo. A taxa de quadros é o número de imagens estáticas completas que são exibidas a cada segundo (isso seria, então, 24 fps), mas a taxa de atualização é o número total de vezes que qualquer imagem aparece dentro do período de um segundo, o que nesse caso seria 72 Hz. Então um filme de 24 fps poderia ter uma taxa de atualização de 72 Hz se cada quadro fosse exibido três vezes, ou uma taxa de atualização de 48 Hz se apenas duas vezes.
Isso é um pouco diferente da taxa de atualização que aparece nas configurações da sua TV ou monitor. As duas medem a mesma característica básica — o número em seu monitor só usa a perspectiva do hardware, em vez da mídia. Isso significa que a taxa de atualização de 60, 120 ou 240 Hz na sua TV indica a velocidade máxima que ela é capaz de exibir imagens, independentemente do que você estiver vendo na tela.
Como isso atinge seus olhos
O olho humano é capaz de diferenciar entre 10 e 12 imagens estáticas por segundo antes de começar a ver apenas como movimento. Ou seja, a 12 ou menos quadros por segundo, seu cérebro se liga que você está vendo apenas um monte de imagens em rápida sucessão, não uma animação suave. Quando a taxa de quadros por segundo fica entre 18 e 26, a sensação de movimento começa a funcionar e seu cérebro é enganado a acreditar que essas imagens estáticas são, na realidade, uma cena em movimento.