Sabe quando uma empresa lança um produto que era tudo o que o público mais precisava? Isso é antecipar tendências, técnica infalível para qualquer startup, como esse artigo do BNET mostra. Nele, a empreendedora Penelope Trunk conta suas experiências e mostra que o sucesso da sua empresa depende muito da sua capacidade de ver oportunidades nos obstáculos. Pode reparar: quando contamos a história de uma grande marca, dividimos o tempo nos lançamentos de produtos inovadores, que criam desejos e necessidades. E nem precisa de bola de cristal, todo empreendedor pode (e deve) enxergar tendências no mercado para entregar aquilo que os consumidores mais querem.
Antes de mais nada, você precisa saber que o segredo não é CRIAR uma demanda, mas sim IDENTIFICAR as que já estão por aí antes dos seus competidores. Um bom começo é pensar nas suas habilidades e procurar o público que precise delas. Então é hora de deixar a paixão de lado e fazer acordos para que o hobby vire negócio. Quanto mais inovadora for a sua ideia, mais dificuldade terá para encontrar sócios, investidores ou parceiros. Mas não desista! Se há consumidores para o seu produto, há espaço para você no mercado.
Outra forma de identificar tendências é enxergar oportunidades onde os outros só vêm problemas. Você não pode resolver sozinho a crise nos sistemas públicos de saúde, educação, transporte… Mas pode criar alternativas para os usuários e criar um novo mercado de serviços. Mas você precisa fazer isso antes que a ideia se torne popular. Se os consumidores já estão falando de uma nova forma de fazer as coisas, talvez seja tarde demais para lançar o que eles já conhecem.