O Fundação Procon de São Paulo encaminhou na última semana uma notificação à NET solicitando que a empresa dê explicações sobre a falha no serviço de banda larga Virtua, que ficou indisponível na cidade de São Paulo durante a noite de quinta-feira (12/01). Caso irregularidades sejam verificadas a multa para NET pode ficar entre R$ 400 mil e R$ 6 milhões.
A falha que ocorreu na quinta-feira imediatamente ganhou destaque nas redes sociais. Usuários comentavam principalmente no Twitter que o acesso à internet por meio do Virtua estava complicado, quando não havia simplesmente parado. Até onde se sabe o problema ocorreu na cidade de São Paulo, embora haja relatos de falta de internet nas adjacências da cidade.
São vários os esclarecimentos que a NET deve prestar ao órgão de defesa do consumidor:
“Os motivos das falhas; a gama de serviços e quantidade de usuários afetados pela pane bem como o período de duração do evento em cada um deles, discriminados por categoria e região; prazo estimado para solução definitiva do problema e restabelecimento integral dos serviços a todos os seus usuários; providências e procedimentos já adotados ou em andamento para a solução do problema e a forma com a qual as informações foram passadas ao consumidor.” — De acordo com o site do PROCON-SP.
Não é de hoje que o Virtua sofre com problemas em São Paulo. O site da revista Computer World lembra que, por meio do Twitter, os representantes da NET disseram que houve uma ocorrência técnica com os serviços de banda larga e telefonia.
Você ficou sem internet na quinta-feira? Conte nos comentários como foi a sua experiência: se demorou, se voltou rapidamente. Esse tipo de coisa.
Procon-SP solicita esclarecimentos ao Virtua sobre falha na quinta-feira