De uma forma geral, o Marketing Digital costuma ser divulgado e se torna conhecido pelas pessoas através de algumas de suas sub-áreas. É comum vermos muito barulho em torno de temas como mídias sociais, email marketing e SEO, por exemplo.
Cada uma dessas áreas é apresentada em seus detalhes de funcionamento. Quando se fala em mídias sociais, por exemplo, é abordada a importância do monitoramento e as vantagens do relacionamento com clientes. Em SEO, fala-se da busca por palavras chave, de otimização de page titles, headings e diversos outros itens. E assim seguem os outros temas.
No entanto, existe uma ação que faz a ligação entre as outras e merece ser muito mais comentada do que de fato o é. Se tivéssemos que apostar todas as fichas da Resultados Digitais em uma única ação seria na produção de conteúdo.
Por que a produção de conteúdo deve ser sua prioridade
Conteúdo serve como munição para usuários das mídias sociais
Twitter, Facebook, Google+…. O que não faltam são “gurus” que dizem o que se deve fazer em cada rede. No entanto, pouco importa a forma específica como você usa as redes sociais. O que importa é a qualidade do conteúdo que você produz.
No final das contas o que as pessoas mais estão fazendo nessas redes é compartilhar links dos outros. Assim, a maior recompensa que sua empresa pode obter das mídias sociais são as pessoas valorizando e divulgando o seu conteúdo por conta própria.
Quem dá um ótimo exemplo é Seth Godin, um dos maiores pensadores do marketing atualmente.
Ele sequer possui perfil no Twitter porque diz não ter tempo para conseguir usar de forma eficiente o canal. No entanto, produz conteúdo de qualidade diariamente em seu blog. Dê uma olhada abaixo nos “resultados de mídias sociais” que ele conseguiu com um único post:
Um post simples dele teve, no momento em que tirei o print screen, 923 retweets e 1.123 “curtidas” no Facebook. Mesmo sem ter seu perfil, quem é que diz que ele não está usando bem as mídias sociais?
Conteúdo relevante gera links, a premissa de qualquer trabalho em SEO
Para compor os resultados de uma pesquisa, as páginas são analisadas pelo Google, basicamente, sob dois aspectos. Um deles é a compatibilidade da pesquisa do usuário com o conteúdo da página. O segundo aspecto é a importância do site, é o quanto esse site é uma referência confiável ou não. Esse segundo item, embora envolva outros aspectos, é medido principalmente pela autoridade dos links que a página recebe.
Dessa forma, por mais que o estudo de palavras chave seja feito, que os títulos, headings e links internos sejam otimizados para a palavra, de nada valerá se a sua página não tiver relevância perante o Google.
Novamente, produzir conteúdo de qualidade é garantia de receber bons links.
Só a produção de conteúdo próprio faz sua empresa se tornar uma referência
Quem produz conteúdo está o tempo todo colocando seu conhecimento à prova. Ao mesmo tempo em que se está sujeito a cometer erros e receber críticas, quem produz conteúdo é visto como uma referência, alguém que entende e conhece bem o assunto.
O trabalho de curadoria de conteúdo, selecionando e indicando o material de terceiros, é uma prática interessante para atrair seguidores. No entanto, se sua empresa quer ser vista como a referência no assunto, é importante que ela própria produza conteúdo e mostre seus conhecimentos.
Quem seria seu contratado para preparar um jantar: Jamie Oliver, que põe a mão na massa e conta seus segredos ou a Angélica, que leva convidados para prepararem um prato em seu programa?
Comece agora a produzir conteúdo para sua empresa
Podíamos explorar ainda mais as vantagens do marketing de conteúdo, falar da importância de ensinar o cliente e diversos outros componentes de uma estratégia em marketing digital, mas acreditamos que o recado foi dado.
A produção de conteúdo é uma construção de ativo de longo prazo e quanto mais cedo sua empresa começar, mais cedo vai conseguir resultados.
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