Project Zero é o nome da nova equipe do Google, focada em proteger a empresa dos piores tipos de ataques cibernéticos. O time é focado em defender a gigante da internet dos ataques conhecidos como “zero day”, que exploram vulnerabilidades antes desconhecidas.
Como as vulnerabilidades eram desconhecidas, quando elas são descobertas por hackers má intencionados, elas podem fazer estragos enormes. Foi o caso do Heartbleed, conhecido como uma das principais falhas da internet, já que continha uma brecha instalada em milhões de páginas da web.
Por isso essa equipe de elite do Google é tão importante: o trabalho deles pode não só proteger a empresa de Mountain View, mas ajudar a internet toda, inclusive o site de sua startup, a serem mais seguros.
Sempre que o Google achar uma falha em um serviço ele avisará a empresa responsável. Depois que o bug for corrigido, ele informará isso em uma base de dados pública para que todos que trabalham com a empresa envolvida no bug também possam atualizar seus sistemas.
“Nós não estamos colocando nenhum segredo neste projeto e trabalharemos para melhorar a segurança de qualquer software, dependendo se ele é usado por muitas pessoas, prestando muita atenção às técnicas, alvos e motivações dos atacantes”, declarou o Google em seu blog de segurança.
Eles ainda estão contratando novas pessoas, mas dizem que esse é um de seus times de elite. “Estamos contratando as melhores mentes focadas em pesquisa de segurança e dispostas a contribuir 100% em melhorar a segurança na internet”.
O post Project Zero: a tropa de elite do Google contra vulnerabilidades na web apareceu primeiro em Startupi.com.br.