X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Por que 80% dos aplicativos na App Store NÃO são zumbis


faac zumbi

Artigo de Rômulo Gomes*.

Nos últimos dias vimos circular o artigo do Adjust intitulado “Birth, life and death of an app” sobre o aumento de competitividade na App Store e os tais dos “80% de aplicativos zumbis”  e que dezenas de outras mídias relevantes – como Mashable, Exame e o Startupi, aqui – republicaram. O estudo é interessante, tem seus pontos positivos, mas precisamos corrigir algumas más interpretações. Vamos analisar os pontos principais do estudo:

CONCEITO DE APP ZUMBI SEGUNDO O ESTUDO
Aplicativos “zumbis” seriam aqueles que não aparecem ao menos uma vez por mês dentro dos TOP 250 das categorias da App Store.

CONCEITO DE APP ZUMBI SEGUNDO A EYSO
Um app pode não estar entre os TOP 250 e mesmo assim gerar downloads (mesmo que em menor número) e ter receita através de usuários que estão engajados. Uma coisa não exclui a outra. Lembrando que download é métrica de vaidade, o que importa mesmo é a sua rentabilidade e engajamento.

CATEGORIA E DESTAQUES NÃO SÃO O ÚNICO JEITO DE ENCONTRAR UM APP
Se fôssemos levar o estudo ao pé da letra, teríamos que levar em conta também se o app não está aparecendo nas buscas, e nesse ponto o estudo é incompleto. Você pode ter muitos downloads só com as buscas orgânicas e, com esses downloads, começar então a aparecer de forma mais significativa nas categorias.
Além da busca da própria loja, não podemos desconsiderar as lojas alternativas (a da Amazon, por exemplo), apps que promovem outros apps (Appsfire) e os próprios canais de distribuição do publisher (site, social media, e-mail marketing, etc).

NÃO CONFUNDA FOCINHO DE PORCO COM TOMADA: AUMENTO DE COMPETITIVIDADE É DIFERENTE DE AUMENTO DE MORTALIDADE
A App Store vem crescendo a cada dia mais e com isso, obviamente, a competição aumenta. Com o maior número de competidores, a tendência é que os aplicativos ruins ou que não tenham sido bem trabalhados morram mais facilmente. Simples lei da concorrência, nada demais.

DOIS CORPOS NÃO CONSEGUEM OCUPAR O MESMO ESPAÇO
Já dizia o nosso amigo Newton. Em uma categoria cabem 750 apps (entre pagos, gratuitos e rentáveis), porém existem centenas de milhares de apps por categoria. Não cabe, simples assim.

CONCLUSÃO
Interpretação é tudo nessa vida.

* Rômulo Gomes, cofundador da Eyso, empresa especializada em otimização de aplicativos para lojas de apps. Com mais de 5 anos de experiência no mercado de busca, atuou como analista SEO, Programador e Product Owner em grandes empresas e startups brasileiras, dentre elas GetNinjas, Taxijá e Kanui. Apaixonado por aplicativos e Fórmula 1, pai da Sophia e sempre a procura de novas oportunidades de marketing de guerrilha e hacks para aquisição rápida de usuários para os mais variados projetos.

O post Por que 80% dos aplicativos na App Store NÃO são zumbis apareceu primeiro em Startupi.com.br.

dadb ZhUzMTWHSSA

Via RSS de startupi

Leia em startupi

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot