Disponível inicialmente em inglês, o projeto da desenvolvedora Hyperbolic – a mesma empresa que criou o site para sorteios grat.es -, é um elo entre o mundo real e virtual para negócios. Imagine a cena: você recebe um cartão de visitas, escaneia o código pelo celular e tem acesso a um perfil completo com Skype, MSN, E-mail, LinkedIn, Twitter, Facebook, e outros.
Segundo Filipe Boldo, diretor da Hyperbolic, isso não é um uso revolucionário da tecnologia de QR Codes, mas um nicho pouco explorado. “Existem alguns serviços similares ao QRCards no mundo a fora, mas queremos que esse produto se destaque principalmente através de estatísticas avançadas, que serão disponíveis como uma funcionalidade paga, e a interface simples e usual”, comenta. “Outro ponto relevante, é que não existe nada voltado ao Brasil, que está vivendo um crescimento rápido em acesso a Internet móvel e smartphones”, completa ele.
Uma curiosidade, é que a ideia do QRCards surgiu uma semana antes da Expo Y, quando Filipe foi palestrar sobre bootstrapping, juntamente com Ricardo Magri, e queria fazer algo real, que demonstrasse na prática como é empreender sem recursos externos. O desenvolvimento foi, inclusive, narrado em um blog escrito pela dupla e nomeado de Y na Garagem.
O serviço se encontra em fase de beta (teste) público e garante que os usuários cadastrados durante a primeira semana de Agosto irão ganhar uma conta premium gratuita por 1 ano, quando a funcionalidade extra for ao ar. “Isso é uma maneira de retribuirmos os primeiros usuários, que ajudaram a refinar o produto através de feedbacks, antes de ir pro mercado pra valer”, conclui Boldo.
Sobre a empresa
Sediada em Jaraguá do Sul-SC, a empresa nasceu em 2010, carregando uma bagagem profissional extensa dos fundadores em negócios na Web. Especializada no outsourcing de serviços relacionados a desenvolvimento Web e uma fábrica de aplicativos, a empresa também mantém um portfólio de produtos próprios, como o http://grat.es, http://apps.facebook.com/sabitudu, entre outros.