Quando você vai conversar com um possível cliente ou parceiro, qual é a primeira coisa que você faz logo após dizer seu nome e dar um aperto de mão? É entregar o seu cartão de visita para que a pessoa tenha o seu contato.
Porém, você deve tomar muito cuidado na hora de produzir o seu cartão de visita, para que durante a troca de contatos não passe a impressão de amadorismo, e sempre se mostre o mais profissional possível.
Para isso, reunimos algumas dicas do que você deve e do que não deve fazer durante a criação do seu cartão de visita.
O que fazer no Cartão de visita
- Coloque todas as suas informações básicas, como nome completo, nome da sua empresa ou logotipo, área de atuação (ou cargo), endereço físico, telefone corporativo, e-mail e URL do site da sua empresa. Telefone celular é um adicional permitido para quem deseja ser encontrado fora da empresa ou em um horário que não seja o comercial. O importante é ter o necessário para que o seu contato te encontre, de uma forma ou de outra, e você não perca a oportunidade de negócio.
- Coloque seu nome em destaque. A única informação que pode ser mais visível que isso é o logotipo.
- Imprima todas as informações básicas no mesmo lado do cartão. A maioria das pessoas costuma guardar esse tipo de material em pastas ou envelopes, por isso é importante que todas essas informações estejam do mesmo lado para que elas não sejam perdidas.
- Verifique quantas vezes for necessário se tudo está escrito corretamente. E se possível, peça para que outra pessoa verifique também.
- Use os formatos padronizados pelo ISO. A ISO 7810 é uma norma para padronização de tamanho de cartões de visita, pastas e fichários. Isso facilita que seu cartão seja armazenado ou scanneado.
- Consulte um profissional antes de imprimir. Designers percebem detalhes que grande parte dos leigos no assunto não percebe e não deixam você cometer erros como excesso de informações no cartão, além de te auxiliarem a ter uma apresentação diferente e criativa. Caso você não tenha disponibilidade para contratar um designer profissional, você pode escolher um modelo pronto.
- Utilize uma gráfica para fazer a impressão. Se você quer se mostrar mais profissional e é preocupada com a imagem da sua empresa, use uma gráfica para imprimir os seus cartões. Apenas crianças de 12 anos fazem cartões impressos em casa. Não é porque seu trabalho será feito em uma gráfica, que ele irá sair do valor que você tem no seu orçamento.
- Carregue seus cartões adequadamente. De preferência, em um estojo rígido para não amassar.
O que NÃO fazer no Cartão de visita
- Colocar todo o seu currículo. Seu cartão de visita deve conter informações de contato, não todas as funções que você já exerceu na empresa. Ele não é uma forma de você fazer autopropaganda, mas sim de possibilitar que as pessoas com quem você falou te encontrem. Seja simples e direto.
- Realizar o processo de criação e impressão sozinho. Lembre-se que papel sulfite é frágil e muitas vezes você não saberá utilizar o mix correto de fontes e cores no seu cartão. Sempre procura ajuda profissional. Fazer um arco-íris de cores e utilizar fontes diferentes ou imagens de baixa qualidade não trará credibilidade para você.
- Utilizar fontes pequenas. Você deve lembrar que nem todas as pessoas com quem você terá contato enxergam perfeitamente bem. Por isso, as letras devem estar de um tamanho adequado para que todos possam ler as informações do seu cartão.
- Inserir imagens que não correspondem à sua área de trabalho. Não é porque você achou algum desenho bonito que deve utilizá-lo em seu cartão. Ele deve mostrar quem você é, o que você faz e como a pessoa pode te encontrar.
- Deixar erros na impressão.Se durante o processo de criação algum erro gramatical ou de digitação ocorreu, refaça todas as impressões. Ou as pessoas que o receberem vão achar que você é descuidado e que não se importa com a imagem que vai transmitir.
- Corrigir dados antigos com caneta. Algum dado de contato seu mudou? Pegue todos os seus cartões antigos e jogue fora. Imprima novos cartões com os dados corretos. Apesar de muitas vezes você achar isso um incômodo ou desperdício, lembre-se: sua credibilidade está em jogo.
Para quem quiser imprimir seus cartões, uma recomendação é a Zocprint . É uma gráfica onde você pode enviar seu próprio design ou escolher entre milhares de modelos customizáveis online.
No momento, inclusive, há uma promoção para leitores do Saia do Lugar para imprimir seus cartões de visita, com 20% de desconto! Basta usar o código ZOCPROMO20 na hora da compra.
Veja mais sobre a Zocprint aqui.
Abraços
Gabriel (fazendo meus cartões de forma mais profissional)
————————————————————
Veja também:
- Dica ao empreendedor: Cartão de Visita, o seu ponto de partida
- Uma forma diferente de criar uma experiência para o cliente
- Para se comunicar melhor, escute melhor