Trema, Ivete Sangalo! No que depender da promessa da consultoria Ilumeo, enviada em primeira mão para o Brainstorm #9, as agências e clientes terão mais subsídios para justificar a escolha de uma celebridade para uma determinada campanha. Aí todo mundo leva vantagem, não é, Gerson?
A consultoria promete um estudo aprofundado intitulado Persona, em que celebridades e campanhas serão constantemente monitorados para atribuir valores aos quais estão mais ligados. No petisco disponível no site da empresa, é possível entender um pouco de como serão analisadas as campanhas que envolvem celebridades, 25% do total de campanhas nacionais, segundo dados da mesma consultoria.
O que justifica tanta celebridade na publicidade são os interessantes retornos em exposição e vendas: 19% topam pagar mais por um produto endossado* por uma celebridade, enquanto campanhas que as utilizam aumentam o recall em 15%, em média (também dados de pesquisa da consultoria). Por mais que Sandy, Xuxa e Luciano Huck briguem a respeito de quem usa o que anuncia, a simples presença dos bonitões justifica, muitas vezes, o dinheiro despendido e as rusgas provocadas.
Perguntei ao Diego Senise, um dos sócios da empreitada, como tem sido o retorno em relação ao contato da Ilumeo com agências e clientes. Segundo ele, a resposta é positiva: “Falta hoje uma metodologia mais assertiva para a escolha de um porta-voz para a marca, uma vez que o investimento é altíssimo. Hoje, as celebridades são escolhidas por bases intuitivas ou políticas (algumas são sócias daquilo que anunciam)”.
Enquanto a dita metodologia não pega, ele também nos passou quais foram as marcas que mais veicularam peças com endosso de celebridades e quais foram as celebridades que mais apareceram em peças publicitárias no período entre 2008 e 2010. De surpresa, apenas o fato de que Ivetão não está na liderança:
A lista completa enviada ainda inclui, na ordem: Riachuelo, Chevrolet, Nextel, Shopping Metrô Tatuapé, Volkswagen, Itaú, Bradesco, Avon, Nike, Sky, Vivo, Coca-Cola, Porto Seguro, Pantene, Nestlé, Ford e Oi.
*corrigido
Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie