Quantas vezes não encontramos com empreendedores com dificuldade para explicar o que a sua startup faz? Provavelmente em algum momento, todos nós passamos por esse mesmo desafio. Independente do estágio em que a sua startup se encontra, uma das formas mais fáceis de você explicar o que a sua startup faz é começando pelo “Problema”.
Problema, no jargão do mundo de negócios, é de fato uma dor, uma necessidade, que de certa forma atrapalha a vida de alguém, seja no ambiente pessoal ou profissional. Chegar atrasado em uma reunião ou em um encontro por não ter conseguido um táxi na rua em um dia chuvoso é um problema. Perder a hora de passar na farmácia e não ter pasta de dente ou papel higiênico seria um outro exemplo.
Problemas são ruins, geram dores, angústias e ninguém gosta disso. É da nossa natureza só querer felicidade e alegrias. É a forma mais simples de Sim e Não. A intensidade dessa dor, desse problema depende de muitas variáveis como “quem tem essa dor”, “em que momento ela aparece” e “quanto ela dói de fato”. Você não sente tanta falta do Skype no dia a dia, mas quando está em viagem, aposto que usa mais a ligação pela internet do que pelo celular. Você aprendeu isso quando gastou mais do que queria com ligação DDD ou DDI, e eu sei, foi uma baita dor.
Acima você irá ver um episódio de Shark Tank. Nele, o empreendedor resolvia uma dor com o seu produto, mas essa dor não era tão grande assim. Mas um dos “tubarões” faz uma pergunta e o empreendedor saca do bolso uma versão do produto para um tamanho de mercado muito maior. Bingo.
Como empreendedor, todo mundo precisa perder tempo definindo o problema, a dor que quer resolver. Melhor do que definir, é efetivamente viver o problema, sentir na pele. E fazendo isso, o empreendedor ficar mais próximo de descobrir também quem são as outras pessoas que tem esse problema, em que situação e local que elas se encontram, se este é um problema de fato para elas e qual é o tamanho desse problema.
Vamos fazer um experimento
Imagine que você está de frente para um mentor, que você confia e que tem abertura para falar sobre tudo. Ele será objetivo e direto nas perguntas e espera que você as responda da mesma forma. Vamos lá:
- Qual o problema que a sua startup resolve?
- Humn..Quem tem esse problema?
- Me conte um caso real desse problema
- Se eu pedisse para você me provar esse problema, como você faria?
- Porque você decidiu resolver esse problema?
- Você já conversou com outras pessoas que tem esse problema?
- Porque isto é um problema de verdade na vida delas?
- Como elas fazem hoje para resolver o problema?
- Quantas pessoas/empresas tem esse problema?
- Compare com outros problemas resolvidos por outras startups mais conhecidas. Qual o tamanho do problema que você resolve?
Existem dezenas de outras fontes, livros e fóruns que abordam o assunto e acho que vale a pena para aqueles que querem se aprofundar mais no assunto. Tentei escrever de forma simples, o que acontece na maioria dos bate papos que tenho com outros empreendedores. É uma opinião pessoal antes de tudo.
Até mais!
Imagem de abertura: hammer a nail into a board, via Sjutterstock
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