O espaço tem cheiro: ele não é um vácuo completo, afinal. E astronautas conseguem senti-lo: eles saem para o espaço, voltam para a estação espacial, tiram o capacete e lá está o aroma cósmico, preso na roupa. Cheirar o espaço é o menor dos problemas; reproduzir o cheiro, no entanto, ainda é algo que a NASA vai fazer.
Qual é o cheiro do espaço? Cada cientista ou astronauta diz algo diferente: parece carne queimada, ou metal quente, ou pólvora (por ser sulfuroso), ou fumos de solda, ou algo “metálico e doce”. Todos parecem concordar, no entanto, que o cheiro não é exatamente agradável.
Mas a NASA quer defini-lo com certeza e precisão. Por isso, a agência espacial contratou um químico de aromas para entender melhor o cheiro do espaço.
A ideia é recriar o cheiro no treinamento de astronautas, para que eles possam se acostumar melhor, sem serem pegos de surpresa pelo odor espacial. Steve Pearce, o químico de aromas com a tarefa de recriar o cheiro, já havia feito uma instalação artística que imitava o cheiro da estação espacial Mir. Pearce explica a composição do odor:
Apenas imagine pés suados e odor corporal, misture isto com removedor de esmalte e gasolina… então você chega perto!
Já é difícil tomar banho no espaço: astronautas geralmente usam panos úmidos, já que um chuveiro é difícil de usar em gravidade zero. E o espaço fede? Aí complica. [Discovery via The Atlantic]
Imagem por Iculig/Shutterstock