X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Qual o cheiro do espaço, e como recriá-lo?


O espaço tem cheiro: ele não é um vácuo completo, afinal. E astronautas conseguem senti-lo: eles saem para o espaço, voltam para a estação espacial, tiram o capacete e lá está o aroma cósmico, preso na roupa. Cheirar o espaço é o menor dos problemas; reproduzir o cheiro, no entanto, ainda é algo que a NASA vai fazer.

Qual é o cheiro do espaço? Cada cientista ou astronauta diz algo diferente: parece carne queimada, ou metal quente, ou pólvora (por ser sulfuroso), ou fumos de solda, ou algo “metálico e doce”. Todos parecem concordar, no entanto, que o cheiro não é exatamente agradável.

Mas a NASA quer defini-lo com certeza e precisão. Por isso, a agência espacial contratou um químico de aromas para entender melhor o cheiro do espaço.

A ideia é recriar o cheiro no treinamento de astronautas, para que eles possam se acostumar melhor, sem serem pegos de surpresa pelo odor espacial. Steve Pearce, o químico de aromas com a tarefa de recriar o cheiro, já havia feito uma instalação artística que imitava o cheiro da estação espacial Mir. Pearce explica a composição do odor:

Apenas imagine pés suados e odor corporal, misture isto com removedor de esmalte e gasolina… então você chega perto!

Já é difícil tomar banho no espaço: astronautas geralmente usam panos úmidos, já que um chuveiro é difícil de usar em gravidade zero. E o espaço fede? Aí complica. [Discovery via The Atlantic]

Imagem por Iculig/Shutterstock

dd di
dd jeYBkNCEkcc

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot