X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Quando a Amazon joga sujo, quem perde é você


Nos EUA, a Amazon envia de tudo em questão de dias, fornece um acervo crescente de filmes e programas de TV, tudo por um ótimo preço. É fácil se apaixonar. Mas a cruzada recente da Amazon contra uma editora de livros é uma advertência desagradável de que a empresa faz de tudo para conseguir o que quer – mesmo se for um problema para você.

No início deste mês, a Amazon começou uma guerra nos bastidores com a editora Hachette, depois de problemas nas negociações contratuais entre a loja e a editora de Nova York.

Então os livros da Hachette de repente começaram a ficar mais caros apenas no site da Amazon, e eram cercados por sugestões de outros livros não-Hachette que os leitores poderiam preferir. Quem comprou um livro apesar de tudo isso precisava esperar duas semanas ou mais para a entrega, sem nenhuma explicação (e sem o livro estar em falta).

E está ficando pior. Agora a Amazon se recusa a fazer encomendas de sucessos da Hachette, como o novo romance de JK Rowling. Enquanto isso, como aponta o New York Times, outros títulos populares estão disponíveis exclusivamente em audiobooks de US$ 60.

Não é a primeira vez que a Amazon pressiona as editoras: em 2010, milhares de títulos da MacMillian perderam o botão “Comprar” após uma disputa de preços de ebook. No entanto, este é um lembrete útil de que a Amazon está disposta a cortar parte do acervo só porque as negociações não lhe agradaram.

A tendência inexorável da Amazon em oferecer preços menores que outras empresas definitivamente tem suas vantagens para clientes como eu e você, mesmo à custa de lucros de curto prazo. Mas acrobacias como esta chamam a atenção para uma coisa: ao atrair clientes com itens baratos e fáceis de comprar, a Amazon transforma concorrentes em showroom de livros – você dá uma olhada na loja física e compra pela internet.

Dessa forma, a Amazon acumula cada vez mais poder. E quando alguém fica no caminho, o cliente é só um detalhe. É uma trajetória semelhante à do Walmart nos anos 90, que se tornou um gigante do varejo nos EUA, com receita de US$ 476 bilhões no último ano.

A boa notícia é que ainda há muitas alternativas à Amazon nos EUA, e nunca houve um melhor momento para experimentá-las. [New York Times]

O post Quando a Amazon joga sujo, quem perde é você apareceu primeiro em Gizmodo Brasil.

XaIImQGngs

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot