X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Radiação de Marte impede uma viagem tripulada ao planeta com a tecnologia atual


O rover Curiosity já está em Marte, vendo o planeta bem de perto. Mas terráqueos curiosos terão que esperar um pouco mais. A NASA declara que uma viagem tripulada para o planeta vermelho é provavelmente impossível com a tecnologia atual, devido à radiação.

O RAD, detector de taxas de radiação da Curiosity, foi capaz de medir a radiação de Marte de dentro da espaçonave e encontrou dados que fizeram a NASA reconsiderar a efetividade da proteção. Especificamente:

As descobertas, que foram publicadas na edição de 31 de maio da Science, indicam que a exposição à radiação para humanos pode exceder o limite definido pela NASA para astronautas, se os sistemas atuais de propulsão forem usados.

Duas formas de radiação colocam em risco a saúde dos astronautas no espaço sideral. Uma delas são os raios cósmicos galáticos (GCRs, de galactic cosmic rays), partículas geradas por explosões de supernovas e outros eventos de alta energia ocorridos fora do sistema solar. A outra são as partículas energéticas solares (SEPs, de solar energetic particles), associadas com chamas solares e ejeções de massa coronal do sol.

Agora, espaçonaves bloqueiam melhor os SEPs do que os GCRs. Estes últimos são altamente energéticos e penetram a proteção das naves atuais. Para proteger os astronautas da exposição à radiação, a NASA terá que inventar proteções melhores. Ou alguma coisa melhor.

A exposição à radiação, cuja unidade de medida é o Sievert (Sv), aumenta o risco de câncer. Nós sabemos disso. Expor-se a 1 Sv por um certo período de tempo aumenta em 5% o risco de ter câncer. O limite aceitável da NASA para seus astronautas é de 3% de aumento de risco. Os instrumentos da Curiosity detectaram uma média de 1,8 miliSv por dia em sua viagem a Marte. A dose acumulada da viagem, de acordo com Cary Zeitlin, que liderou as descobertas e é um dos principais cientistas no Southwest Research Institute (SwRI), em San Antonio, seria equvalente a “fazer uma tomografia computadorizada completa a cada cinco ou seis dias”. Isso é muita coisa.

Mas isso não impede definitivamente uma viagem tripulada a Marte. Saber disso ajuda a proteger os homens e mulheres que irão fazer a viagem tripulada a Marte. [NASA]

ebfd pyaFgfTS

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot