A American Customer Satisfaction index realizou um levantamento com mais de 70 mil consumidores norte-americanos para elaborar uma espécie de ranking de satisfação das redes sociais. Na edição de 2012 da pesquisa foram listadas 8 redes e para a surpresa – ou não – de muitos, o Facebook amargurou o último lugar.
Com uma pontuação de 0 a 100, a rede social de Mark Zuckerberg ficou com 61 pontos, bem abaixo do primeiro colocado, o Google Plus, com 78. O Twitter, mesmo sendo a rede social mais utilizada pelas grandes empresas, conseguiu uma pontuação de 64, semelhante à do LinkedIn, que ficou com 63.
O grande fator para o descontentamento dos usuários com o maior rede do planeta foi justamente a maior modificação já feita pela rede: a timeline. Muitos aplaudiram de pé a iniciativa, outros, no entanto, criticaram o fato de que não poderiam escolher entre a versão antiga e o novo visual. Outro ponto que pesou negativamente foi acerca da privacidade dos dados. Não é de hoje que o Facebook vem sendo acusado nos tribunais sobre a maneira “equivocada” como usa e gerencia os dados de seus membros.
Para o Plus, o que mais foi positivo foi a super integração com os demais recursos do Google, além do fato da baixa poluição publicitária. Isso é interessante se observarmos como o Google caminhou para criar esse projeto. É a velha história do carrinho de lanche: você pode usar sem limites o ketchup, a mostarda e o molho de pimenta, mas no final você deve comprar o lanche. É isso que o Google tem feito.