Sempre comentei que o brasileiro não é muito favorável a um debate mais intenso. Se conversarmos sobre política, segurança pública ou até mesmo sobre o tempero de uma comida é possível que agressões verbais e físicas sejam atiradas para todos os lados. É exclusividade nossa? Não, não é, já que isso faz parte do ser humano. Mas no Brasil questões como protocolo e respeito ao próximo acabam sendo sacrificadas em prol de uma “verdade maior”.
Isso é opinião e não precisa ser a sua verdade. Porém em entrevista, Ethevaldo Siqueira, um dos mais respeitados profissionais e pesquisadores da área de digital no Brasil, comenta essa insatisfação com o comportamento dos usuários no Facebook, onde muitas vezes agressões íntimas tomam lugar em um debate sobre um assunto qualquer. Essa insatisfação, ainda, seria alvo de questionamentos do tipo “quais cuidados eu devo tomar na rede?” ou “não estaria na hora de dar uma pausa no Facebook?”.
É um assunto para ser levado para uma mesa de bar e, se possível, debater de forma calorosa e sem perder o respeito. Confira a entrevista: