O site já oferece reservas em mais de 800 restaurantes e bares e tem parceria no Brasil com o Restaurante Week e o atual aporte veio dos fundos Emcap (Emergence Capital), Atomico (fundo de Niklas Zennström, co-fundador do Skype), Storm, Kaszek (de executivos que atuaram no Mercado Livre), e Peter Kellner (Fundador da Endeavor Global), que apoiam o projeto de expansão da startup no Brasil e na América Latina.
Fundado por Franco Silvetti e Frank Martin como mais uma empresa web de garagem, o negócio já havia recebido um investimento inicial dos fundadores do Mercado Livre e do Atomico, fundo focado em empresas B2C criado pelo co-fundador do Skype, Niklas Zennström.
Nesta nova rodada, o site, que segue o modelo bem sucedido da americana OpenTable, atraiu o interesse e o suporte, além do Atomico, da Emcap (Emergence Capital), que é focada em empresas de Software as a Service; da Storm Ventures, investidora de empresas de mobile; da Kaszek Ventures, especialista na construção de marketplaces e comandada por dois ex-executivos do Mercado Livre, Hernán Kazah, que foi um dos co-fundadores, e Nicolas Szekasy, ex-CFO; e Peter Kellner, diretor e fundador da Endeavor Global.
“Avaliamos centenas de empresas todos os anos no Silicon Valley e o Restorando é uma que nos chamou atenção por seu plano de negócios muito bem estruturado e pelo potencial do mercado latino-americano para um serviço on-line de reservas de restaurantes. Por isso decidimos aportar capital”, afirma Santiago Subotovsky, da Emcap (Emergence Capital). “Tanto a oportunidade de mercado quanto a qualidade da equipe envolvida nos fez acreditar que o Restorando preenche todos os requisitos, assim como outras startups do Silicon Valley, para alcançar grande sucesso”, completa.
“Este investimento ajudará o Restorando a continuar expandindo seu serviço para restaurantes e usuários na região. A empresa obteve o respaldo de empreendedores conhecidos e cresceu rapidamente. Fomos motivados a colocar capital no projeto principalmente por termos identificado uma grande excelência na equipe e um enorme potencial no modelo de negócios”, comenta Geoffrey Prentice, sócio do Atomico.”
“Com este novo aporte temos agora uma grande oportunidade de agregar valor a uma indústria que atualmente é pouco informatizada. O Restorando permite melhorar a experiência dos clientes e trazer maior rentabilidade para os restaurantes e bares afiliados”, comenta Frank Martin, CEO do Restorando.
O Restorando é uma ferramenta muito útil que possibilita aos clientes realizar em casa as reservas em seus restaurantes preferidos, evitando que tenham que enfrentar longas filas e entrar em contato com os estabelecimentos por telefone, além de poder ler sugestões e dicas dos outros usuários. Por conta de todas estas facilidades, a empresa já alcançou a marca de mais de 500 mil reservas efetivadas.
“Construir uma companhia com alcance regional seguindo as melhores práticas de empresas de tecnologia e serviço foi um sonho que sempre tivemos”, acrescenta Franco Silvetti, COO da empresa, que explica que o site permite aos restaurantes e bares elevar o faturamento com a atração de novos clientes, a prestação de um atendimento mais personalizado na medida em que passa a conhecê-los melhor, e ainda, otimizar a operação com um melhor aproveitamento das mesas.
Os empreendedores da Restorando decidiram mirar no Brasil como um mercado estratégico por conta do bom momento no cenário de startups no País e também pela grande oferta de bares e restaurantes nas principais capitais. Hoje, o site já faz reservas em estabelecimentos em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre.
Até setembro, o plano é estar também em Brasília, Salvador, Recife, Fortaleza e Florianópolis. Na Argentina, a empresa acelerou seu crescimento há 4 meses com a compra do concorrente CenaPlus e agora começará a abrir operações na Colômbia, Chile, México, Peru, Venezuela e Uruguai.
Entre outros benefícios, o Restorando permite encontrar restaurantes através de diversas formas de pesquisa, fazer comparações, ler e compartilhar opiniões e fazer as reservas com poucos cliques, inclusive através do Facebook.
A plataforma tecnológica também permite aos restaurantes administrar o fluxo das pessoas que chegam sem reservas, além de estruturar um CRM com informações de todos os clientes. A empresa já firmou várias parcerias com empresas do mundo da gastronomia e do comércio eletrônico, entre elas o site de compras coletivas Peixe Urbano, a ESYS Colibrí, empresa líder em sistema de billing para restaurantes, e o Restaurante Week.
Franco Silvetti (@fsilvetti), 27 anos, é COO e co-fundador do Restorando. Ele decidiu empreender no site depois de ter trabalhado como Gerente de Marca na Johnson & Johnson da Argentina. É engenheiro industrial pela Universidad Austral e foi premiado pela Academia Nacional de Ingeniería como melhor graduado do ramo entre as universidades argentinas em 2008.
Frank Martin (@frankmartin2), 27 anos, é CEO e co-fundador da Restorando. Atuou como Gerente de Produto na Telecom Personal e foi analista da DaimlerChrysler, em Stutgart, na Alemanha. É engenheiro industrial formado pela Universidad Austral (com medalha de honra) e fanática por esportes radicais.