Depois de ter sido considerada a palavra do ano em 2013, a “selfie” chegou a dicionarizada neste ano – segundo o Merriam-Webster, trata-se de uma imagem de alguém, feita por essa mesma pessoa, usando uma câmera digital, especificamente para ser postada em redes sociais.
Em clima de retrospectiva, o B9 destaca as 10 selfies mais importantes e divertidas do ano, bem como algumas interessantes ações publicitárias que fizeram uso dessa modalidade de retrato.
Qual o limite das selfies? Não sabemos. A única coisa que temos certeza é que elas não vão sumir tão cedo.
Parte de uma ação para a Samsung, Ellen DeGeneres reuniu um bom punhado de celebridades para fazer uma selfie, que foi clicada por Bradley Cooper. Não se esqueça de reparar na sensacional expressão de Kevin Spacey, bem a la Frank Underwood.
If only Bradley’s arm was longer. Best photo ever. #oscars pic.twitter.com/C9U5NOtGap
— Ellen DeGeneres (@TheEllenShow) March 3, 2014
- 2) A selfie que valeu o tetra da Alemanha
Depois de ter sido praticamente adotado pela torcida brasileira com o meme Podolski tão brasileiro, o jogador alemão (com camisa do mengão!) fez uma selfie comemorativa ao lado de Schweinsteiger para celebrar a conquista do tetra na Copa do Mundo 2014.
AHA! pic.twitter.com/iK5hbfm7Hr — Lukas-Podolski.com (@Podolski10) July 13, 2014
Levando o selo Sandra Annenberg de deselegância, o Brasil precisou lidar com a selfie no enterro de Eduardo Campos, que era um dos candidatos à presidência nas eleições deste ano. O cúmulo da necessidade de registrar presença – ao invés de assinar o livro de visitas, a moça foi lá tirar selfie com o falecido.
- 4) A Rousselfie
O termo, provavelmente cunhado pela fake Dilma Bolada, fazia referência às selfies tiradas com a candidata eleita a presidente Dilma Rousseff. Durante a campanha, foram muitas as fotografias compartilhadas na rede usando a hashtag #rousselfie.
A rousselfie exaltada também foi mote para o meme “Minha Selfie, Minha Vida”
David Slater não ficou nada feliz depois de descobrir que a selfie feita pela macaca não poderia ser capitalizada por ele, afinal “como trabalho de um animal não-humano, ela tem uma autoria que não está protegida pelo copyright”.
Para comemorar o Dia da Terra, em 22 de maio, a NASA convidou pessoas do mundo todo a publicarem suas selfies geolocalizadas, avisando em que parte do globo estavam. Das mais de 50 mil fotos, cerca de 36 mil foram escolhidas para criar um mosaico de 3,2 gigapixels de definição, que retrata o planeta visto à distância.
Em um curioso duelo durante a premiação do Emmy, os jornalistas Liv Brandão (O Globo) e James Cimino (UOL) foram desafiados a fazer a maior quantidade de selfies possíveis com celebridades durante o evento. O desfecho aconteceu com a vitória de James Cimino, que arrematou 12 fotos e até virou assunto da revista People.
Aproveitando o “encontro” com Silas Malafaia em um voo da Gol, Murielle Facure fez questão de registrar uma selfie junto com um recado muito claro: “Abra a sua mente, gay também é gente! <3″ O trecho da canção dos Mamonas Assassinas não poderia ter caído melhor.
Zerou todas as selfies já tiradas pic.twitter.com/gU91v5PXNv
— Marina Ecologia (@marinaecologia) September 7, 2014
Mesmo com os avisos de que tirar fotos na urna era crime, muita gente divulgou seus selfies com as urnas eletrônicas. Claro que a internet não ia deixar por menos e reuniu as fotos nos tumblrs Selfie na Urna e Eleitroxas
Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie