Ao acessar uma determinada matéria nos sites da Time.com, NBCNews.com ou LATimes.com, o leitor hoje se depara com um design diferente, e com uma barra de rolagem que é quase infinita. Ao encerrar uma matéria, basta continuar rolando para ver mais uma, e mais outra.
Essa estratégia tem como intuito conter a taxa de rejeição dos sites de notícias, métrica que dá conta do número de usuários que acessam o link, leem apenas a notícia em questão, e depois vão embora, sem navegar por outros conteúdos. Essa ‘armadilha’ parece ter dado certo – o Time.com relata uma queda de 15% na sua taxa de rejeição, além de um aumento de 21% no número de visitantes de desktop que navegavam para outros conteúdos do site.
Esse novo modelo de usabilidade dos sites surge devido a um aumento do acesso proveniente de redes sociais, que remetem a audiência para um artigo em especial, e não para a página principal. Com isso, é preciso pegar o visitante pela mão e leva-lo a outros conteúdos da publicação, ou trazer às páginas internas pequenos conteúdos que convidem para a navegação para outros artigos. A ‘rolagem infinita’ auxilia nesse processo, já que basta continuar rolando a página para ser impactado por novos conteúdos.
A diferença fica por conta do que cada publicação mostra na sequência de rolagem contínua: na Time, são as principais notícias do dia; na NBC News, são matérias relacionadas à que levou o leitor para o site, o que causou um aumento de 20% nas páginas vistas por visitante; e no LA Times, a tendência é manter o visitante na mesma seção da matéria que ele começou a ver, mas existe também a opção de mostrar outros cadernos relacionados.
É preciso pegar o visitante pela mão e leva-lo a outros conteúdos da publicação, ou trazer às páginas internas pequenos conteúdos que convidem para a navegação para outros artigos
No Brasil, uma medida semelhante foi tomada pelo Terra em seu novo design, apresentado há poucos meses. Ao acessar uma matéria específica do portal, o leitor que rolar a página ganha quase que uma ‘página principal’ depois da notícia que leu, ajudando a convidá-lo a outros conteúdos.
Será que a medida realmente ajuda a manter o leitor consumindo outras notícias, ou os usuários vão se acostumar com esse comportamento do site e parar a rolagem logo no final da matéria que queriam ver?
Post originalmente publicado no Brainstorm #9
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