Há algum tempo, circulam rumores de que a Apple prepara um MacBook Air de 12 polegadas. Segundo o 9to5Mac, ele finalmente deve chegar este ano, mas sem as portas e entradas às quais você está acostumado.
Fontes dizem ao 9to5Mac que a Apple quer que o novo MacBook Air seja extremamente fino, e por isso vai retirar as portas USB 3.0 e Thunderbolt, assim como a entrada MagSafe 2.
Em vez delas, o laptop teria apenas a entrada para fone de ouvido e uma porta USB Type-C, novo padrão reversível que permite encaixar o conector “para cima” ou “para baixo”. Se usar o padrão USB 3.1, ele transfere dados a até 1,25 GB/s e fornece até 100 W de energia.
Não seria a primeira vez que a Apple faz remoções drásticas em seus computadores. Em 2012, ela reduziu o conector MagSafe, tornando-o incompatível com carregadores antigos (a menos que você compre um adaptador). Em 2008, ela lançou o MacBook Air sem drive de CD/DVD, numa época em que a mídia física ainda era bastante usada (a alternativa era comprar um drive externo). E em 1998, veio o iMac G3 sem drive de disquete.
Nesses casos, a Apple antecipou tendências, mas irritou usuários na época em que os produtos foram lançados. As portas USB Type-C são o futuro, assim como a transmissão de dados sem fios, e o carregamento de bateria sem cabos. Mas o mundo ainda não está pronto para dispensar as portas USB comuns, nem os cabos de energia.