X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Por que a sua próxima TV pode (e deve!) vir recheada de pontos quânticos


Não é segredo que as TVs OLED produzem a melhor qualidade de imagem em alta definição do mercado atualmente. Também é público e sabido que os painéis de OLED são obscenamente caros comparados aos tradicionais LCD retroiluminados por LED. Se ao menos existisse uma maneira de produzir imagens com a qualidade do OLED mas que custasse uma fração do seu preço atual… Espera, isso existe!

Eles são chamados de pontos quânticos: cristais em nano escala que absorvem luz e a reemitem em uma onda diferente, bem específica. Eles basicamente fazem o que os semicondutores de hidrocarbonetos fazem em um painel OLED, mas sem a parte requintada da química orgânica. Eles podem ser a chave para criar uma saturação com a qualidade do plasma que nunca desbota, painéis mais brilhantes com contraste aumentado e gamas maiores – tudo isso custando pouco mais que os painéis LCD à venda hoje.

Como a sua TV LCD funciona e como ela poderia ser melhor

Tem sido uma semana de novas TVs malucas graças à CES, então talvez seja uma boa hora para revisarmos alguns pontos básicos da tecnologia convencional. Telas LCD-LED (daqui para frente as chamaremos apenas de “LCD”) são, na realidade, dispositivos bem simples, consistindo em três componentes básicos: a luz de fundo branca, os pixels (cada um dividido em três subpixels coloridos: vermelho, verde e azul) e o cortina do LCD (que funciona como uma veneziana, abrindo e fechando em cima de cada subpixel para criar várias tonalidades). A luz de fundo incide em cada pixel da tela para gerar o ponto colorido – em conjunto, todos esses pixels coloridos geram a imagem que você vê – e a cor do ponto depende da posição da cortina do LCD.

Assim, se ela fecha sobre os subpixels vermelho e verde de um pixel, a luz sai azul; se a cortina fecha apenas sobre o subpixels verde, a luz sai violeta (da combinação das luzes azul e vermelha); se ele fecha sobre os três, produz o preto; se permanece totalmente aberta, você tem o branco. Da mistura de luz e da exposição dos subpixels, as TVs modernas conseguem produzir milhões de diferentes tons, como as novas TVs 4K super finas da Sony.

Embora pareça tudo certo, esse processo não é o ideal. Por exemplo, ele exige muita energia. A luz de fundo nunca se apaga, ela é simplesmente bloqueada pela cortina do LCD. Além disso, ela necessita de uma estrutura de suporte para ser afixada atrás da tela, o que aumenta o peso, a espessura e o custo de produção da TV. As OLED dispensam essa luz de fundo, ou a estrutura de suporte, motivo pelo qual elas podem ter apenas alguns milímetros de espessura e serem curvadas. Mas o mais importante é que a luz de fundo “branca” não é na realidade uma luz branca; é um diodo azul revestimento com fósforo amarelo para produzir uma fonte de luz. Quando a luz de fundo está com a temperatura de cor errada, isso afeta a precisão das cores que são exibidas na tela.

Então o que é um ponto quântico e o como ele funciona?

Pontos quânticos (QD, da abreviação do original em inglês) corrigem o problema da temperatura de cor usando uma luz de fundo melhor – todo o restante da tela LCD permanece idêntico. A tecnologia QD começou em meados dos anos 1990 como uma nova forma de dispositivos de imagem infravermelha. Demorou até o começo dos anos 200 para as fabricantes de TVs comprarem a ideia de usar a tecnologia em suas telas.

dfbbc DougNNhA

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot