Alguns consumidores entram nas lojas sabendo exatamento o que vai comprar, outros preferem olhar os produtos com calma até ter certeza de que estão fazendo um bom negócio. Mas, se muitos deles demoram para decidir o que querem, todos sabem exatamente o que não querem. E é aí que surge um dos grandes problemas dos vendedores: perceber que o cliente não quer o que você está oferecendo (e tentar salvar a venda). Mas nem tudo está perdido! O Entrepreneur mostra que todo consumidor dá sinais quando não vai levar seu produto e é possível fazer ele mudar de ideia.
– Indiferença. Cliente interessado tira todas as dúvidas sobre o produto antes de comprar. Se o seu não está repelindo as sugestões, mas também não faz nenhuma pergunta, é porque não quer o que você está oferecendo. Nesse caso, o melhor é não insistir e mostrar outro produto ou modelo.
– Preço muito alto. Se você desconfia que está perdendo vendas, está na hora de olhar para as ofertas dos seus competidores. Quem oferece o mesmo por preços mais baixos sempre vai levar vantagem, simples assim. Ou você cobra menos, ou oferece mais, dando descontos para quem comprar uma quantidade maior, por exemplo.
– Perguntas cedo demais. Um consumidor que começa a negociar antes de decidir comprar está apenas checando se vale a pena comprar na sua loja. Ao invés de oferecer descontos, pergunte sobre a qualidade que ele exige para dar exatamente o que ele precisa.