Em sua maior disputa judicial contra a Apple, a Samsung baseia boa parte do seu argumento dizendo que nunca quis nem precisou copiar a Apple. Mas depois de ler memorandos como este, fica meio difícil de acreditar nisto.
O AllThingsD publicou documentos internos da Samsung bastante reveladores. Executivos da empresa disseram, em uma reunião de 2010:
Eu escuto coisas como isto: Vamos fazer algo como o iPhone.
Quando todos (tanto consumidores como a indústria) falam sobre experiência de usuário, eles a comparam com o iPhone. O iPhone se tornou o padrão. É assim que as coisas já estão.
Você sabe como o Omnia é difícil de usar? Quando você compara a versão de 2007 do iPhone com nosso Omnia atual, dá honestamente para dizer que o Omnia é melhor? Se você compara a experiência de uso com o iPhone, é uma diferença entre o Céu e a Terra.
(…)
Pessoas influentes de fora da empresa se deparam com o iPhone, e eles apontam que “a Samsung está dormindo no ponto”.
Todo esse tempo, nós concentramos toda nossa atenção na Nokia, e concentramos nossos esforços em coisas como Flip, Barra, Slider, mas quando nossa experiência de uso é comparada ao concorrente inesperado Apple iPhone, a diferença é verdadeiramente de Céu e Terra.
É uma crise de design.
O mundo está mudando, e o fluxo da mudança não é algo que você reverte se for contra ele.
A Samsung, portanto, tinha motivos para seguir o iPhone bem de perto, o que acabou levando a este processo judicial por excesso de homenagens. A reunião ocorreu em fevereiro de 2010; no final de março, a Samsung apresentou o Galaxy S pela primeira vez.
Você pode conferir o memorando completo no link a seguir: [Scribd via AllThingsD]
Foto por Nile Livesey/Flickr