Por anos, a Samsung e outras fabricantes de dispositivos Android despejam no software do Google inúmeras porcarias e bloatware. Agora, um grupo chinês de proteção ao consumidor está processando a Samsung e a Oppo por arruinar a vida de todo mundo.
De acordo com o Shanghai Daily, a Comissão de Proteção dos Direitos do Consumidor de Xangai abriu dois processos: um contra a Samsung e outro contra a fabricante chinesa Oppo. Ambos alegam que as empresas vendem smartphones com aplicativos pré-instalados que são difíceis ou impossíveis de deletar, e que isso geralmente irrita os consumidores.
O bloatware não é único e exclusivo aos celulares da Samsung ou da Oppo — longe disso, infelizmente — mas a comissão escolheu essas duas companhias depois de um estudo com 20 smartphones que concluiu que elas são as piores de todas nessa categoria. Eles descobriram que o Samsung Galaxy Note 3 vinha com 44 aplicativos instalados, enquanto o Oppo X9007 vinha com 71 (!).
O objetivo da comissão é relativamente modesto: eles querem que as fabricantes divulguem na embalagem quais aplicativos virão pré-instalados no aparelho, além de providenciar informações de como removê-los. Qualquer medida para conter a enxurrada de bloatware é bem-vinda. [Shanghai Daily via BBC]
O post Samsung é processada por colocar muito bloatware nos smartphones apareceu primeiro em Gizmodo Brasil.