O mundo está mudando. A Regra de ontem já não funciona hoje. Você não tem que ser uma peça anônima sobre o capitalismo. Você é um gênio, se você não sabe. Ao longo de nossas vidas muitos tem mantido escondido o “eu” artista em troca de estabilidade. Milhões de desempregados em todos os países e as pessoas até seus globos oculares em dívidas e incapazes de pagar.
Seth Godin em seu último livro, “Linchpin: Are You Indispensable?” nos diz que agora podemos escolher melhor o futuro para nossas vidas. A escolha é sua:. seja uma engrenagem nessa máquina capitalista mostrando ao mundo que você é um artista e, como tal, é essencial para os outros.
Quem é Seth Godin
Hoje eu quero falar sobre o último livro que eu li do renomado especialista em marketing Seth Godin.Para quem nunca ouviu falar nesse nome, Seth Godin é autor de mais de uma dúzia de best-sellers, entre os quais encontramos títulos como Tribos, o mergulho e vaca roxa. Seth Godin fundou e foi CEO de uma das primeiras companhias de marketing online, a Yoyodyne, que mais tarde vendeu ao Yahoo!. Em 1998, como parte da venda, Godin tornou-se Vice-Presidente de Marketing de Permissão do Yahoo!.. Além disso, Seth Godin tem o blog de marketing mais lido e mais influente de toda a rede, que publica diariamente e recebe uma média de 1.000 RTs e Likes . Se você não o conhecia, eu sugiro siga seu blog.
A ideologia de Godin combina três elementos. Primeiro, o fim da indústria da televisão, o que significa que os profissionais de marketing não mais tem o poder de comandar a atenção do público-alvo quando quiserem. Segundo, em um mercado em que consumidores têm mais poder, os profissionais de marketing deveriam ter respeito; o que significa parar com spam, parar com a manipulação e ter em mente que manter as promessas é essencial.
Finalmente, Godin diz que a única forma de espalhar uma idéia é fazendo que que a idéia conquiste o buzz, sendo memorável.
Linchpin: Are You Indispensable?
Este livro fala sobre a nossa capacidade de ser alguém imprescindível para a sociedade e para a empresa.
Godin apresenta a figura do artista como alguém que gasta seu tempo fazendo coisas que realmente importam e que de alguma forma fazem a diferença para aqueles que recebem a sua arte.
Seth Godin aposta no presente como o melhor (ou apenas como o vemos) para obter a nossa arte para outras pessoas e assim se tornar alguém conhecido com a nossa contribuição.
Um obstáculo está no nosso sucesso: o medo. Seth Godin tão bem conhece e dedica um capítulo inteiro para falar sobre essa força invisível, todos sofrem quando temos a opção de destaque.
Capítulos mais marcantes do Livro
Apesar de todo o livro ser uma jóia eu vou sobressair os capítulos que mais me interessaram.
Doutrinação: Como chegamos até aqui
Critica feroz ao sistema de ensino, por tratar de converter em peças anônimas e facilmente substituíveis, segundo ele este sistema está falido. Todas as instituições educacionais são projetadas para ter tornar um trabalhador fazendo que o sistema não seja questionado.
Só para complementar esse trecho o Seth Godin, tem uma frase que costumo falar que é a seguinte: “ As faculdades no Brasil te formam para ser empregados e não empreendedores”.
Tornar-se indispensável
Aqui Seth Godin apresenta a figura do pivô, a alternativa para o trabalhador anônimo e facilmente substituível. O eixo é alguém que pode inventar, criar, conectar e fazer as coisas acontecerem.
A Resistência
O medo da mudança e do desconhecido que sabota suas chances de sucesso neste novo caminho tem uma causa biológica. Esta é a amígdala, a parte mais primitiva do nosso cérebro que é responsável pelo processamento de reações emocionais a qualquer situação em que vivemos.
O medo da mudança, de tentar coisas novas, encontrar soluções criativas, de assumir riscos, ou para ser generosos e dar o fruto do nosso trabalho vem de uma resposta emocional na amígdala.
A única maneira de lidar com esse medo é reconhecer que esta é uma resposta emocional produzida por esta parte primitiva do cérebro, chamada de “resistência” nome e ignorar os seus avisos.
A poderosa cultura de Presentes
Arte necessita do presente como um modo de transmissão. Não se pode considerar o que é transmitido através de uma transacção envolvendo qualquer forma de análise, por parte do receptor.
Não há um mapa
Não há um guia que você pode seguir passo a passo para se tornar um pilar e vivê-lo. Você vai ter que encontrar o seu próprio caminho.
A Cultura de conexões
Nós vivemos em um mundo interconectado no qual a única forma de “vender” as nossas ideias é persuadir os outros mostrando que elas valem a pena.
Seth Godin explica que vivemos em um mundo de “sinais honestos”, onde as alças são facilmente descobertas. A única maneira de ter sucesso neste mundo é ser transparente e honesto em tudo o que comunicar aos outros. A única maneira que nossa mensagem ser aceita e compartilhada de forma genuina.
Em vez de criar relações artificiais e tentam vender algo manipulado para os outros, você tem que ser verdadeiro e honesto nesses relacionamentos e mostrar a arte altruísta do nosso trabalho.
Conclusão
Linchpin: Are You Indispensable? é, sem dúvida, um dos melhores livros que eu li nos últimos tempos.
É um livro que vai agitar sua consciência sobre casos de sucesso. Seth Godin é um visionário e este é um de seus melhores livros, mas o melhor. Você está pronto para levantar o véu do sistema em que vivemos? Nós fomos doutrinados para acreditar que não havia apenas um caminho possível. Nós fomos enganados.
Seth Godin nos mostra outro caminho, um pouco transitado e é por isso que nós o vemos como perigoso. Nos convence a escolhee este segundo caminho, onde nós já não são facilmente peças de reposição e de trabalho em questões que realmente importam.
Você é um artista e você pode fazer a diferença com o seu trabalho. Você está pronto para enfrentar o desafio? Você já leu o livro? Deixe sua opinião sobre o Linchpin abaixo. Obrigado.
Via RSS de Blog Marketing Digital 2.0
Leia em Blog Marketing Digital 2.0