Arrisque mais do que o esperado, aprenda mais do que o normal. Levante o astral das pessoas, vença, mas nunca se esqueça do cara humilde que você é.
Se eu não tivesse visto com os meus próprios olhos que é possível crescer nesse país mesmo quando o governo aparentemente joga contra, eu já teria desistido. Eu já vi isso acontecer centenas de vezes. Por todo o Brasil.
Os idiotas que criticam os governos são os mesmos babacas que querem ganhar licitações através de lobistas ou virar funcionário público para mamar nas tetas do estado. Então, dane-se os críticos!
Nesse momento um cara muito menos qualificado do que você está sendo muito mais bem sucedido do que você fazendo o que você gostaria de fazer da sua vida.
O cara sabe menos que você. Viajou menos que você. Se comunica pior do que você. É mais desorganizado do que você. Não entende nada de planejamento ou tecnologia; mas ele não tem o medo que você tem, e não é travado emocionalmente como você é.
Tudo porque o cara teve a sorte de não ter dinheiro para assistir os cursos “roda-presa” que tem por ai que poderiam contaminar a sua cabeça com teorias burrocráticas sobre gestão de negócios e de vida. O cara teve que aprender tudo sozinho.
E você ainda gasta uma grana violenta com esses boçais para botar medo em você.
Antes de pedir conselhos para um guru do dinheiro, checa se o cara é milionário; antes de pedir conselhos para o Sai Baba da Área de Vendas, checa se o cara já fez alguma venda significativa na vida dele; antes de pedir direção para o Confúcio da Administração, checa se ele ainda está casado!
Empresas como Google, Microsoft, Apple, Ford, Toyota, Samsung, Rakuten, Amazon, IBM, Oracle, Disney, Pixar, Starbucks, Tesla, LucasFilms, Patagônia, Virgin, TOMS, Evernote, Netflix, Natura, AirBNB, Harvard e Salesforce foram construídas SEM MANUAL DE INSTALAÇÃO!
ZERO DE INSTRUÇÕES!
Inclusive, quando a Microsoft surgiu, eles tiveram que lutar contra a gigante IBM; quando a Ford surgiu, eles tiveram que lutar contra o domínio das carroças e trens; quando a Netflix surgiu, ela teve que lutar contra a líder e falecida Blockbuster; quando a Amazon surgiu, ela teve que lutar contra a Barnes and Noble; quando a Pixar surgiu ela teve que lutar contra a Disney, e por ai vai.
Na verdade, nesse exato momento os melhores e mais atuais manuais sobre gestão de negócios e inovação estão sendo escritos baseados no dia-a-dia dessas empresas, e não o contrário.
O negócio é o seguinte: você tem que começar. Com nada. Sem mapa. Sem bússola. Sem ouvir os conselhos desse bando de zé mané que nunca realizou NADA.
Apenas comece. Com o pouco que você tem, e com toda a ignorância que você tem. Quanto mais ignorante melhor. Dessa maneira você vai ignorar os paradigmas do seu mercado.
O aprendizado virá do dia-a-dia.
O aprendizado virá da humildade de saber ouvir o que ninguém escuta, sentir o que ninguém sente, perceber o que ninguém observa. Essas habilidades não são ensinadas na escola, pelo contrário, você aprende lidando com pessoas na vida real.
Você conhece uma cidade chamada Coxim no Mato Grosso do Sul?
Em 1997, um cara chamado Juciney José de Araújo – o Ney -, então com 22 anos de idade, sem nenhum estudo, sem nenhuma faculdade, sem nenhuma instrução, sem nenhuma ajuda do pai ou da mãe, pegou todo o dinheiro que ganhou na sua vida até então fazendo de tudo um pouco pelas ruas do mundo, e começou uma loja de produtos agrícolas chamada Nutribem.
Hoje a empresa desse moleque atrevido que saiu de casa com 7 anos de idade, irmão mais novo de uma família de 11 cabras nordestinos etc etc etc, vai faturar R$ 50 milhões de reais com 200 funcionários.
A Nutribem é a empresa mais admirada de Coxim.
O Ney é um cara que tem vários sonhos. Ele não pára de sonhar. Um dos seus sonhos é construir uma rede de Loja de Carnes para a Classe C com tudo que essa turma tem direito. E você pode apostar, o cara vai conseguir.
E no que depender de mim, eu vou incentivá-lo todos os dias.
O seu sonho é ter uma cafeteria? Vá em frente. Não importa se a Starbucks está dominando a parada. A Starbucks já está vivendo a fase onde o que interessa é vender; eles já esqueceram de resolver os problemas das pessoas. Não se intimide com eles. Eu tenho certeza que você é capaz de fazer um cafezinho MUITO MELHOR do que o cafezinho que a Starbucks faz industrialmente.
É ou não é?!
Com certeza que é!
O Kibe da São Jorge é MUITO MELHOR do que o kibe de cebola do Habibs; o hamburger do New Dog é muito mais saudável do que a porcaria do McLixo; a peça que está passando no teatro do bairro da sua cidade é muito mais inteligente do que o novo filme do Transformers; a padoca da esquina do seu bairro é muito mais confortável e completa que o balcão gelado da pseudo-padaria que você encontra dentro de um wal-fucking-mart; a carne que você compra no carrefour é muito pior do que a carne vendida no açougue que a sua mãe fazia compras.
Não se intimide com o tamanho do gigante que concorre com você. Os caras são lentos. Não acreditam em nenhum Valor decente. A missão corporativa foi feita para decorar o escritório, nada além disso. O seu exército de funcionários é formado por pessoas proibidas de demonstrar emoção e paixão pelo que fazem. A busca pela qualidade das coisas que eles produzem faz parte do discurso da empresa enquanto fizer sentido para maximizar os lucros dos acionistas sem rostos.
Mas o problema não termina ai.
Os maiores críticos do seu sonho estão dentro da sua casa.
Quantas vezes você já ouviu a sua esposa te dizer que você é inteligente demais para ter a sua própria padaria?
“Você deveria trabalhar na Vale do Rio Doce, ou no Banco do Brasil, ou na Petrobrás! Porque perder tempo com essa idéia de fazer caixas de papelão reciclado para sucos de laranja? Você é burro?! Você tem potencial para ser diretor da Toyota!”
Por que perder tempo construindo uma empresa que nem o seu filho vai querer dar continuidade?
Por que perder tempo se matando em um negócio que até o seu sócio já abandonou?
Por que? Por que?! Por que?!!!
Porque tem uma voz te dizendo para fazer.
Se você está ouvindo uma voz dentro do seu cérebro te dizendo para fazer, você tem que fazer.
Pelo jeito a grande maioria das pessoas não ouvem “vozes”. Hehehe. Se você ouve, você deve fazer. Você foi escolhido. Você faz parte de uma legião de alguns milhões que foram escolhidos para tocar o mundo em frente. Você foi escolhido para mudar o mundo. Não ignore as vozes que enchem a sua cabeça da idéias malucas. Eu não sei de onde elas vêem, mas são reais.
Enquanto milhões de pessoas vão passar a vida sem encontrar um grande sonho, ou uma grande missão para realizar, ou ouvir “vozes”, você foi convocado para a batalha.
Todos os dias pela manhã você tem a chance de mudar tudo. Você pode continuar dormindo com os seus pesadelos e promessas de sonhos que um dia vai realizar, ou acordar duas horas antes de todo mundo para fazer o que você realmente quer fazer da sua vida; e depois ir para o seu emprego.
O que vai ser?
Afaste-se dos “roda-presa”! Cerque-se de pessoas que tem os mesmos valores que você, as mesmas metas que você, o mesmo estilo de vida que você, os mesmos interesses que você.
Na vida você vai crescer, na vida você vai perder; se você estiver cercado por pessoas que tem valores diferentes do seu, os caras vão sempre detonar as suas idéias, criticar a sua resiliência, insistir na sua desistência.
Que amigos são esses que te abandonam na hora que você mais precisa?
Encontre novos amigos!
Amigos que tenham os mesmos valores e crenças que você.
Você não precisa ficar preso às pessoas que moram na cidade que você mora, ou aos amigos que você fez na escola em que você estudou.
Através da internet você consegue se aproximar de pessoas que tem os mesmos sonhos que você. Encontre essas pessoas e comece discussões sobre as melhores práticas disponíveis em todo o planeta para atingir os sonhos de vocês.
Cara, não trabalhe com aquilo que dá dinheiro. Trabalhe com aquilo que te deixa feliz. Incentive os seus filhos, os seus amigos, os seus parentes, o seu chefe, os seus colegas, a fazer o mesmo. Não desperdice a sua vida porque você precisa ganhar dinheiro o suficiente para pagar a próxima prestação da TV de LED de 60 polegadas que você comprou em 24 vezes para assistir o jornal nacional, a seleção da cbf e outras porcarias.
Eu já sei que é complicado, você não precisa me dizer. Eu já sei que é demorado, você não precisa encher o meu saco com os seus papinhos medíocres. Eu vou fazer de qualquer jeito.
Eu quero ser um Incentivador de Pessoas!
E nada como ser um exemplo vivo daquilo que eu quero que os outros sejam.
NADA MENOS QUE ISSO INTERESSA!
QUEBRA TUDO! Foi para isso que eu vim! E Você?
Via RSS de BizRevolution. Um Novo Olhar Sobre As Mesmas Coisas.
Leia em BizRevolution. Um Novo Olhar Sobre As Mesmas Coisas.