Trabalhar em frente ao computador pode fazer com que seus colaboradores não se dediquem somente às suas tarefas no expediente. Redes sociais, e-mails pessoais, mensagens de amigos e uma página de pagamento de contas sempre surgem em alguma janelinha. A princípio, isso pode parecer um mau sinal – na teoria, pode haver queda na produtividade do usuário. No entanto, um levantamento da agência de proteção de dados Mozy indica que a preocupação com os assuntos pessoais dos colaboradores é infundada.
O estudo da Mozy foi feito com mil empresários e colaboradores de Estados Unidos, Grã-Bretanha, Alemanha, França e Irlanda. Os resultados indicam que os chefes desses países estão se tornando cada vez mais tolerantes. O motivo é simples: da mesma forma que o horário de trabalho pode ser utilizado para resolver alguma tarefa pessoal, as pessoas estão resolvendo assuntos profissionais fora do escritório. Isto é, em vez de pensar que seus colaboradores estão simplesmente assistindo à novela, imagine que eles estejam resolvendo pendências relacionadas ao trabalho.
Segundo o professor Stewart Friedmann, da Wharton Business School, ligada à Universidade da Pensilvânia, a internet fez com o trabalho se tornasse um conjunto de tarefas que não necessariamente deve ser cumprido em um expediente e local determinados. “No mundo pré-internet, a presença física era o que realmente importava”, disse Friedmann ao site da Wharton. Agora, a confiança entre os funcionários e seus superiores se tornou ainda mais importante – e, para isso acontecer, os colaboradores não podem deixar de fazer suas tarefas. “O empregador vai sempre querer contar com alguém que demonstre resultados. Isso não mudou”, afirmou o professor ao mesmo site.
O que você acha? Pode haver uma flexibilização nas atividades do profissional no local de trabalho?