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8 dicas que todo empreendedor tem que seguir para fugir da gripe


Na rotina corrida de um microempresário, afastar-se do trabalho por estar doente acaba não sendo uma opção. Aquela gripe que normalmente nos “derruba”, muitas vezes tem que ser ignorada por quem não pode parar de trabalhar. Mas aí, com todos os sintomas incômodos de uma gripe, fica difícil dedicar-se as atividades e o trabalho acaba não rendendo bem, além de nossa recuperação ser mais difícil porque precisamos do repouso para que nosso organismo combata a infecção.

O melhor então é prevenir, e não somente a gripe, mas também outras doenças!

Para manter nosso corpo forte e eficiente na eliminação de possíveis “invasores”, existem alguns alimentos que podem melhorar nosso sistema imunológico:

  • Frutas e legumes, principalmente os de cor vermelha ou laranja; pela vitamina A que eles contêm e também pela vitamina C, presente em alguns destes (como frutas cítricas), importantes para nosso sistema imunológico. Tenha o hábito de consumir frutas e hortaliças freqüentemente, a indicação de consumo é de ao menos cinco porções ao dia.
  • Cereais integrais: estes alimentos, além de conterem fibras que auxiliam o trânsito intestinal, também são fontes de vitaminas do complexo B, que atuam de forma positiva em nossa imunidade;
  • Castanhas, nozes, óleos vegetais: alimentos que contém a vitamina E, um antioxidante importante para nosso organismo. Mas consuma estes alimentos com moderação devido ao seu alto teor calórico. As castanhas também são fontes de selênio, outro antioxidante com função benéfica para nossa imunidade.
  • Carnes, peixes, feijões: alimentos que contêm zinco, um nutriente também atuante em nosso sistema imunológico. Também são fontes de proteína, outro nutriente que participa do nosso sistema de defesa. Prefira sempre o consumo das carnes magras, principalmente se você tem alguma dislipidemia, como colesterol ou triglicerídeos elevados.
  • Iogurte ou leites fermentados (fontes de lactobacilos): alimentos que contêm probióticos, ajudando a manter em bom funcionamento nossa flora intestinal, e por isso contribuindo também com nosso sistema imunológico. Preste atenção quando for comprar um iogurte: na mesma prateleira também estão as “bebidas lácteas”, que não contém as bactérias benéficas e que, portanto, não tem essa função de melhorar o funcionamento de nosso intestino. Por isso, antes de comprar, leia o rótulo.
  • Água: seu consumo adequado é sempre importante. No inverno é comum nos esquecermos de beber água e podemos correr o risco de ficarmos desidratados. Por isso, para que você não se esqueça de ingeri-la, torne seu consumo um hábito diário.
  • Também podemos utilizar alguns alimentos para dar mais sabor a nossa comida e também melhorar nossa imunidade, como o alho e o gengibre. Você pode utilizá-los para temperar carnes, sopas, em sucos e chás, no caso do gengibre, e também pode consumi-los na forma de conserva.
  • Não somente a utilização destes alimentos determina nossa saúde. De forma geral, uma alimentação saudável, que contenha frutas, legumes, verduras, carnes, feijões, cereais integrais, entre outros alimentos, e que não contenha excessos, é o que faz nosso organismo funcionar bem e conseqüentemente também o nosso sistema imunológico.

E para que os alimentos citados acima tenham um efeito positivo em nossa imunidade, é importante consumi-los com certa freqüência, se possível até, todos os dias. Também devemos saber que a alimentação é um dos fatores que contribui com nosso sistema imunológico, mas existem outros fatores como a idade, ambiente, herança genética, que também influenciam seu funcionamento.

Então, passe a incluir estes alimentos em suas receitas ou experimente novas preparações. Monte saladas coloridas, acrescente castanhas, prepare sopas saborosas incluindo o gengibre, consuma lanches diferentes e saudáveis, como o iogurte com cereais. Diversifique suas escolhas alimentares. Além de estimular seu paladar, você ajudará seu organismo no combate a infecções!

e jmMxlPNYdK

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