Um dia desses eu li uma entrevista do secretário de transportes de São Paulo, Marcelo Branco, falando sobre o projeto de criação de 64 edifícios-garagem na cidade – já que é mais fácil encontrar nota de 100 reais no chão do que vaga pra estacionar.
Ele falou que ainda é um estudo, e que a prefeitura não vai se preocupar agora com algo que a iniciativa privada já faz tão bem. Sim, faz bem cobrando R$ 20 por hora de estacionamento. Parece até que vão parar seu carro na garagem do Eike Batista e oferecer comida do D.O.M. pra ele.
Mas lá em San Francisco a própria Agência Municipal de Transportes criou e colocou em prática um sistema que encontra vagas de estacionamento pra você. Isso, feito pela prefeitura.
Chamado de SFpark, o projeto utiliza sensores para detectar vagas ocupadas, e através do site e do app para iPhone é possível ver lugares disponíveis e quanto custa. Isso porque o preço será calculado de acordo com a demanda, variando de 0.25 a 6 dólares por hora.
O sistema foi lançado em fase de testes, funcionando em oito bairros da cidade, e vai ter aplicativo para Android também.
Isso facilita não só a vida de quem precisa estacionar, mas também de quem quer dirigir. Tem dias em que eu posso jurar que 80% do trânsito de São Paulo é causado por gente andando a 5 km/h enquanto procura vagas.
Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie