Ah, a dependência cada vez maior dos sistemas de informática… Foi graças a isso que o bicho pegou na manhã dessa terça-feira no aeroporto de Congonhas, em São Paulo – apenas o mais movimentado do país. O sistema interno da Gol, a companhia aérea número dois do Brasil, passou por problemas e os passageiros desejosos de embarcar para seus destinos ficaram a ver navios.
De acordo com informações da Globonews, houve filas de até 2 horas para embarcar nas aeronaves das companhias. Já que o sistema da Gol não funcionava, o check-in teve que ser feito de forma absolutamente manual. Devo confessar que eu não tenho a menor ideia de como é o procedimento, visto que nunca presenciei isso. Mas demora.
O problema permaneceu durante parte da manhã, quando equipes de TI da companhia aérea iniciaram os trabalhos em Congonhas para resolver a situação. Há desencontro de informações sobre o horário em que o uso do sistema foi normalizado: entre 8h30 e 9h30, segundo relatos de passageiros. A Gol ainda não se manifestou quanto a isso.
Em comunicado à imprensa, a companhia aérea informou o seguinte:
A GOL informa que, devido a uma queda, agora pela manhã, em sua rede no Aeroporto de Congonhas (São Paulo), está realizando o procedimento de check-in dos passageiros manualmente. A companhia já acionou sua equipe de TI para identificar o motivo e restabelecer o sistema.
A GOL lamenta pelo desconforto e destaca que o atendimento está sendo realizado normalmente no terminal. A empresa está empenhada em normalizar a situação o mais rápido possível, minimizando o desconforto dos clientes.
A assessoria de imprensa da Infraero, órgão que administra os aeroportos brasileiros, informou que o incidente foi registrado apenas na operação da Gol em Congonhas.
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