Imagine se você pudesse ler até 600 palavras por minuto, ou uma livro de 300 páginas em 90 minutos. Para algumas pessoas, isso pode até ser possível, mas a habilidade pode se estender a qualquer leitor por meio do Spritz, um sistema de streaming que promete aumentar – e muito – a velocidade de leitura.
Nos últimos três anos, a equipe do Spritz tem se dedicado a aperfeiçoar sua metodologia e fizeram algumas constatações interessantes. Uma delas é que a leitura tradicional envolve a movimentação dos olhos sequencialmente, de um canto a outro de cada linha. É aí que o cérebro começa a processar o significado das palavras, já que cada uma tem um OPR, que poderia ser traduzido como ponto de reconhecimento ideal. Basicamente, é uma letra que o olho procura em cada palavra que ajuda a reconhecer a palavra.
A diferença, então, está no fato de as palavras se movimentarem, em vez dos olhos, e o OPR aparece devidamente identificado em vermelho.
No site do Spritz é possível testar o sistema, que está disponível para aplicativos e wearables e a velocidade pode ser ajustada de acordo com as necessidades de cada usuário.
Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie