Olá pessoal, continuando a nossa série das regras de social media optimization, hoje irei falar da querida 4º regra que era conhecida como “Ajude o seu conteúdo a viajar na internet” esta é a mais fraca e menos usada das 5 regras. Atualmente a 4º regra é conhecida como “Compartilhe conteúdo proativamente”
A regra antes de sua alteração consistia em simplesmente falar sobre o seu conteúdo em outros formatos, como PDF’s ou vídeos e enviá-los para outros sites. Em vez disso, a essência da nova versão desta regra engloba o compartilhamento de conteúdo de forma proativa de uma maneira diferente.
Para entendermos melhor a regra antes era assim:
Ajude o seu conteúdo para “viajar” na internet: mais uma vez, se você tiver conteúdo de qualidade compartilhe-o através de seu perfil do Twitter, página do Facebook, canal do Youtube, etc.
Com a alteração a regra agora é esta:
Compartilhe conteúdo proativamente: Engloba tudo, desde postagem de conteúdo em perfis sociais, twittar sobre o conteúdo ou oferecer versões embeddable do mesmo, bem como a utilização de feeds RSS para distribuir ou criar slides no Slideshare.
A alteração na regra passou de simplesmente de espalhar o conteúdo em redes sociais, agregadores de conteúdos etc. Quando falamos sobre o conteúdo imediatamente pensamos em artigos, textos, posts, comentários etc. No entanto, devemos otimizar nosso conteúdo e publicá-lo em diferentes formatos: Como vídeos, áudio, imagens, Slideshare, etc. Cada pessoa gosta de escolher o mais adequado as suas necessidades.
Ao publicar uma variedade de formatos, o nosso conteúdo irá se espalhar mais facilmente nos meios de comunicação social, aumentando os canais de distribuição da nossa marca.
Isso nos permite:
- Alcançar mecanismos de busca especializados,
- Aumentar a visibilidade,
- Ganhar inbound links de redes sociais
- Melhorar o posicionamento do nosso blog
- Continuarmos sendo referência em nossa área,
- Ganhar mais tráfego e obter mais leitores ou potenciais clientes
- Aumentar a nossa presença na conversa 2.0.
Quanto maior a nossa presença na rede, maior será a possibilidade de sermos referência no nosso nicho, isso sempre irá ocorrer quando publicarmos conteúdos originais e que tenham qualidade para nossos leitores.
A chave que destranca a porta da vitalidade da Web social é muitas vezes o “vício”. Determinados conteúdos, por uma razão ou outra, geram “vício” na internet. E os mais “viciados” tendem a compartilhá-lo com os outros e, portanto, de “viralizar”.
Tipos de conteúdo que viciam em mídia social:
1. A análise – A análise ou avaliação de produtos, livros ou aplicações são ímã para o público na nova mídia social.
2. Mega listas – Longas listas de dicas, táticas e perguntas sobre um determinado assunto atrai a atenção dos usuários da Internet.
3. “Como…” – “Como aumentar suas vendas”, “Como começar a usar o Twitter”, “Como melhorar a sua credibilidade nos meios de comunicação social”… Esse tipo de conteúdo fornece leitores com diferentes soluções para questões cotidianas.
4. As histórias “negativas” – As manchetes “negativas”, como “30 coisas para não fazer nas mídias sociais”, por vezes, gerar mais tráfego da web do que se está em “positivo”.
5. Os fatos, números e estatísticas – Os usuários se encantam com dados e estatísticas e terão prazer em compartilhar também nos meios de comunicação social.
6. Estudos e relatórios – Os estudos e relatórios fornecem evidências científicas sobre certas tendências. Isto torna o conteúdo altamente “viciante”.
7. Infográficos – Os infográficos simplificam a apresentação de dados muitas vezes complexos e por isso são extremamente populares.
Via RSS de Blog Marketing Digital 2.0
Leia em Blog Marketing Digital 2.0