Olá pessoal, vamos dar continuidade a nossa série de artigos sobre Social Media optimization, vamos abordar a 9º regra, Conhecer o seu público.
Vamos definir a 9º regra criada por Cameron Olthuis:
Saiba como chegar ao seu público: Se você não conhece o seu público, você está em apuros. Nós queremos que todos usem o nosso produto, mas seja realista. Haverá sempre um público específico que vai achar interessante e outros não. Preocupe-se em agradar que realmente está interessado.
Usuários da Internet são uma conglomeração das mais variadas. Longe vão os dias em que a World Wide Web era acessada em sua maioria por pessoas com a intenção de bate-papo ou descobrir algo sobre suas estrelas favoritas.
Hoje, o acesso à Internet é cada vez mais global e você encontra pessoas com os mais variados gostos. Portanto, devemos prestar mais ainda atenção nos usuários que acessam o nosso site, focando em um trabalho que faça o nosso site ser útil ao nosso público-alvo e assim lhes proporcionar uma experiência satisfatória.
Qualquer site criado para cumprir uma meta deve cuidar de cada detalhe para atingir os objetivos que havia estabelecido e certamente um dos mais importantes é saber quem nos visita e por quê.
Sabemos que existem informações e serviços na Internet, para a maioria dos assuntos imagináveis. Nossos concorrentes podem oferecer o mesmo conteúdo ou serviço e o usuário o encontra mais facilmente, ao invés de encontrar o nosso. O público de Internet não é leal, por isso é necessário oferecer o que ele quer.
Page views, visitantes únicos, visitas, páginas mais lidas… todas as métricas que fazem parte do arsenal de estatísticas de um site são extremamente úteis. Quantificam o volume de acessos que um site recebe, mas não esclarecem muito a respeito do bem mais valioso dos editores: o público.
Como é o internauta que visita seu site?
- É homem, é mulher?
- Gosta de que assuntos?
- O que ele pretende comprar?
As redes sociais são compostas por milhões de pessoas que compartilham o que fazem, o que querem, o que gostam, o que os chama a atenção, o que elas odeiam. Essas pessoas constituem uma plataforma ideal para que nossa mensagem seja viralizada.
Tenha em mente que as redes sociais, os protagonistas são eles, os usuários, e não nós ou o nosso produto. Vamos sempre tentar seguir a máxima para pode trabalhar e Criar uma estratégia de Social Media Marketing.
Para maximizar o poder das redes sociais, é preciso primeiro saber quem são seus membros (os perfis), o que eles querem, o que buscam ou o que desejam. Por isto, é tão importante saber o que é falado na Mídia Social.
“Ou seja, acompanhar e estar atento à conversa”.
Esta é a regra de ouro para se trabalhar com eficácia na Social Media.
Uma das coisas que costumo falar é que se você quer conhecer o seu público umas das melhores formas é escutar o que falam de você, mas sem participar. É importante fazer uma compilação da situação atual antes de começar a definir os objetivos, pois só conhecendo a situação atual (com dados concretos), você pode definir quais os objetivos que serão eficazes e eficientes:
- O que está sendo dito sobre sua empresa? Lista de comentários positivos, neutros ou negativos.
- Quem está dizendo? Lista de usuários, prestando especial atenção aos formadores de opinião.
- Por que dizem? Saber se esses usuários são os clientes que falam de nós (felizes ou infelizes), os clientes potenciais, concorrência, etc.
- De onde é dito? Resumo dos meios de comunicação social em que estamos presentes, graças aos usuários.
- Existem respostas: Quem está respondendo (funcionários, fãs, etc.).
Se os indicadores de credibilidade e confiança são uma tendência positiva, você sabe que seu plano de comunicação na Internet está funcionando corretamente.
Para garantir isso, você só precisa apresentá-lo à reputação online universal:
- Encontre o nome da sua organização no Google.
- Adicione páginas às posições dos dez melhores resultados.
- Identifique a origem e analise o conteúdo apresentado em cada uma delas.
Para conhecer o seu público-alvo, existem muitas maneiras e ferramentas que podem ser utilizadas, A comunicação com o usuário é um dos passos mais importantes para atingir a meta.
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