Que a música e os sons fazem parte do nosso dia a dia, ninguém tem dúvida. Despertador, água caindo do chuveiro, buzinadas no trânsito, música no rádio… são tantas as formas que o som chega até nós, que às vezes nem o percebemos.
Quando o assunto é comunicação, o som costuma ser muito utilizado para representar ações: bater palmas, imitar a chuva ou trovões, mostrar espanto e também para atrair sua atenção com um jingle divertido no rádio ou um grito de “aproveite” para descontos imperdíveis na TV. O que ainda não se tornou fato comum foi o uso da música e do som para personificar marcas.
Conhecido como sound branding, esse é o processo que transforma o conceito e linguagem visual da marca em uma linguagem sonora única e especial, que deve ser aplicada em todos os pontos de contato com o consumidor. Quando bem utilizada, a estratégia pode garantir um aumento de vendas em até 28% e 60% a mais de aproveitamento dos funcionários, segundo dados divulgados por consultoria especializada em Sound Branding.
Para chegar ao som ideal, assim como no cheiro perfeito, na sensação tátil agradável e no design mais harmonioso, é necessário um estudo detalhado de marca e público, pesquisas de arquétipos e personalidade, encontrar o denominador comum e transformá-los em alguém, tratando-os como pessoa, e dar vida a eles através de sons, de forma que tenham total afinidade com o público-alvo desejado.
Diferente do music branding, no sound é possível aplicar aquela identidade sonora não só à propaganda e à espera telefônica, mas sim ao rádio, ao ponto de venda e ao site, marcando e atraindo os consumidores que ouvirem aquele som, independente de onde estiverem. Se o brasileiro gosta de propaganda a ponto de contar aquele comercial aos amigos no bar, imagine o efeito dele cantarolando o som da sua marca no dia a dia? São 28 vezes mais chances, 28 vezes mais vendas, 28 vezes mais share of heart.
Por Gisele Baciano, planner Jr. na agência Rae,mp.
O post Sound branding: o som que personaliza a sua marca apareceu primeiro em Blog Mídia8! » Comunicação digital e redes sociais.