O Tarefa.co, ferramenta de apoio acadêmico que conecta estudantes a professores de matemática em toda a América Latina, acaba de ser selecionado para o programa de aceleração da Start-up Chile e receberá cerca de US$ 35 mil em investimentos do governo chileno. A iniciativa oferece apoio para empreendedores nacionais e estrangeiros de alto potencial e com ideias globais que desejam começar seu negócio no País.
A Startup de Bogotá está na capital gaúcha desde janeiro deste ano, participando do processo de aceleração corporativa uMov.me Labs com a Estarte.Me, em conjunto com a WOW, através das quais recebeu investimento de R$ 30 mil. “Desde que conhecemos o projeto, sabíamos que era diferenciado e tinha futuro”, lembra Mauricio Centeno, sócio-fundador da Estarte.Me que, junto com a WOW, são sócios do negócio.
Com objetivo de auxiliar os alunos e sem a intenção de substituir o ensino tradicional, o Tarefa.co responde a dúvidas explicando todo o processo da equação, não apenas dando o resultado. Para usufruir dos serviços da plataforma, basta acessar o site e escrever sua dúvida de matemática financeira, álgebra, fatoração e/ou equações. Em até 10 minutos, um dos professores credenciados responde à sua pergunta com informações escritas e visuais.
Além disso, a Startup está desenvolvendo um outro modelo de negócio: uma ferramenta personalizada para escolas e cursinhos. Nesse caso, o Tarefa.co fornece a tecnologia e a instituição entra com os professores, que respondem às dúvidas dos alunos. “Já estamos em processo de negociação com algumas escolas e acreditamos que terá uma grande aceitação, pois é uma proposta diferenciada de auxílio aos alunos enquanto estão em casa realizando as tarefas”, explica Diego Rios, um dos co-fundadores do Tarefa.co. O empresário acredita que esta é uma forma de motivá-los, mudando a maneira como aprendem matemática. “A tecnologia é o caminho e a matemática o primeiro passo para uma educação de qualidade na América Latina”, afirma Felipe Campos, o outro co-fundador da empresa.
Para garantir que todos tenham acesso à plataforma, a Startup também está criando ações de financiamento ou subsídio de perguntas para alunos da rede pública de ensino ou a pessoas de baixa renda. Visando à implantação de todos estes projetos e à conquista dos próximos objetivos, Rios acredita que a expansão ao Chile veio em ótima hora, considerando que o Start-up Chile é um dos programas de aceleração mais renomados do mundo: “Em um futuro não tão distante, queremos estar presentes em todos os países da América Latina, e a experiência em Santiago será fundamental para este crescimento”.
O Tarefa.co está disponível por meio de computadores e dispositivos móveis conectados à internet, sete dias por semana, 24 horas por dia, nos idiomas português, inglês e espanhol. As três primeiras questões são gratuitas; depois, são oferecidos pacotes de perguntas que podem ser adquiridos online dentro da própria plataforma.
O post Startup acelerada em Porto Alegre é selecionada para o Start-up Chile apareceu primeiro em Startupi.