Conforme previsto na Chamada CNPq/MCTI/SEPIN número 12/2014 (clique para ver o edital), o programa de aceleração Start-Up Brasil abriu hoje inscrições para a quarta turma de startups interessadas em receber apoio.
Como é o apoio do Startup Brasil
Cada projeto estará concorrendo a bolsas não-reembolsáveis de até R$ 200 mil, dependendo das comprovações de experiência e formação da equipe responsável pelo projeto. Além disso, as startups selecionadas firmarão um contrato de aceleração com uma das 12 aceleradoras de startups credenciadas ao programa – e a aceleradora fará um investimento na startup em troca de participação acionária. O programa prevê ainda assistência de uma rede de mentores e parceiros, e a participação em eventos.
Quem pode se inscrever
“Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação de empresas emergentes, com até 4 (quatro) anos de constituição, doravante determinadas de startups, que desenvolvam software, hardware e serviços de tecnologias da informação ou ainda que se proponham a utilizar software, hardware e/ou serviços de TI como elementos do seu esforço de inovação”.
Parece bastante específico, mas estão contemplados diversos tipos de aplicativos móveis e serviços online em várias áreas econômicas (inclusive entretenimento).
Passos para se inscrever
Criar um login na plataforma Carlos Chagas (do CNPq), devendo clicar em “novos usuários” se nunca teve login. A plataforma vai fazer com que você preencha o cadastramento do seu Currículo Lattes (com informações pessoais, acadêmicas e profissionais). Cada proponente só pode concorrer com um único projeto.
Além de necessariamente preencher o Currículo Lattes, é necessário também preencher um formulário de proposta e enviá-lo pela plataforma, contendo as informações da sua startup (o projeto para o qual você quer apoio). Deve ser em pdf e não pode ter mais de 2Mb. “Por questões legais e para fins de auditoria”, como diz o edital, o comitê avaliador não vai acessar nenhum link de áudio ou vídeo que esteja indicado no pdf. A proposta enviada deve conter todas as informações que você considera importantes para ser selecionado!
É extremamente importante o candidato deixar bem claro qual é o vínculo formal que ele mantém com a “instituição de execução do projeto”, que é a própria startup que ele está inscrevendo. Este vínculo precisa ser comprovado para o efetivo recebimento das bolsas.
Prazo para inscrição
É necessário finalizar todas essas etapas ate 23h59 do dia 24 de outubro de 2014 para concorrer a uma vaga nesta chamada.
Ajuda na inscrição
O atendimento pelo endereço eletrônico [email protected] ou pelo telefone 0800 61
9697 encerra-se, impreterivelmente, às 18h30min e esse fato não será aceito como justificativa para envio posterior à data limite.
Divulgação dos selecionados
Só vale como posição oficial a lista que for publicada no Diário Oficial da União e no site do CNPq a partir de 17 de novembro de 2014. Tais projetos selecionados terão 60 dias para firmarem um contrato de aceleração com uma das 12 aceleradoras credenciadas ao programa – ou então, não poderão receber os recursos.
Aceleradoras credenciadas em diversas regiões do país
- 21212 (Rio de Janeiro);
- Acelera Cimatec (Salvador);
- Acelera MGTI (Belo Horizonte);
- Aceleratech (São Paulo);
- Baita Aceleradora (Campinas);
- CESAR LABS (Recife);
- Pipa (Rio de Janeiro);
- StartYouUp (Vitória);
- Techmall (Belo Horizonte);
- Ventiur (Porto Alegre);
- Wayra (São Paulo);
- Wow (Porto Alegre).
O post Startup Brasil abriu nova chamada; veja como se inscrever apareceu primeiro em Startupi.com.br.