Aproveitando o sucesso do Popcorn Time, apelidado de ‘Netflix pirata’, a startup francesa Fleex ajuda a aprender inglês com conteúdos que fazem sucesso na rede, através de legendas customizadas.
Funciona assim: os estudantes começam sempre no primeiro nível, onde são mostradas duas legendas simultaneamente, uma no idioma nativo do aluno e outra em inglês. Aos poucos, de acordo com o passar dos níveis, as legendas são alteradas – em momentos nos quais o diálogo é mais fácil, é mostrada apenas a legenda em inglês, e em trechos mais complexos, o texto no idioma nativo ajuda compreender a situação sem que você fique perdido na história.
O intuito é que sejam mostradas cada vez mais legendas em inglês do que no idioma nativo do estudante, chegando ao ponto onde em que nem mesmo a legenda em inglês precise ser mostrada.
Desenvolvido para um assistir mais lento, o Fleex destaca expressões idiomáticas e permite pausar o vídeo, clicar em uma palavra e ver a definição da mesma para uma melhor compreensão, além de salvar alguns vocabulários para ver mais tarde.
Apesar de ter sido desenvolvido em cima do Popcorn Time, que possui código aberto, o Fleex é pago – a mensalidade custa 4,90 Euros (cerca de 15 reais) e está disponível para 29 idiomas, incluindo o português (só que de Portugal).
Quem dera isso existisse quando eu estava aprendendo inglês!
Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie