A modelo Andressa Urach, 27, se recupera de complicações graves causadas pela aplicação de hidrogel nas coxas em um processo realizado há cinco anos. Com o caso em voga, a questão da busca incessante pelo dito corpo perfeito voltou. Mas aparentemente a maior parte das pessoas não sabe direito o que é o hidrogel. E isso é muito perigoso.
Embora no momento a licença para a venda e uso do hidrogel esteja vencida junto à Anvisa (em processo de renovação, segundo a maior importadora do produto), até alguns meses atrás ela estava ativa e, portanto, a sua aplicação era legalizada. Nos EUA, a FDA, equivalente à nossa Anvisa, proíbe o uso do hidrogel.
O hidrogel tem em sua composição 98% de água e 2% de poliamida (um tipo de polímero). Ele é indicado para pequenos preenchimentos a fim de amenizar rugas, corrigir cicatrizes e atenuar diferenças da pele. A recomendação da Anvisa é que seja aplicado no máximo 50 ml do produto no paciente, mas diversos especialistas ouvidos pelas reportagens do G1, R7 e Folha indicam quantidades bem menores, de 2 a 3 ml.