Pranchas motorizadas não são novidade, mas normalmente são usadas apenas por alguns bobões andando lentamente em um lago calmo. CHA-TO! Mas hoje, finalmente, o seu verdadeiro potencial foi percebido. Veja o experiente e corajoso guru das ondas Garrett MacNamara usar um WaveJet para domar algumas ondas gigantes e nada amigáveis.
Nós escrevemos sobre o WaveJet no começo deste ano, e é uma tecnologia bem legal. É basicamente um objeto que pode ser acoplado a uma pequena embarcação como barcos, caiaques, pranchas de surf ou de salvamento, Ele tem dois jatos que são alimentados por baterias Li-íon. Isso significa que diferente da maioria dos jet-skis, que funcionam com gasolina, eles podem ser usados em lugares com águas turbulentas que são santuários protegidos (como Mavericks e Ghost Tree).
O sistema é controlado por um uma pulseira wireless, e se (ou quando) você cair, o motor da prancha irá desligar automaticamente. Ele fornece 20 libras e força e pode ir a 19km/h por cerca de 40 minutos com carga total. Ok, isso não é nem perto do que alguém consegue fazer em um jet-ski (tipo 48km/h), então é improvável que nós vejamos um desses nas ondas gigantes da praia da Jaws, mas é um grande passo na direção certa.
“Foi fantástico cair fora e não ter que remar para chegar em um lugar seguro e conseguir voltar direto para o pico para pegar outra onda,” diz MacNamara. Ah, e para quem não estiver familiarizado com as lendas do Surf, este não é um cara aleatório falando. Garrett MacNamara é uma lenda. Lembra do mês passado quando alguém surfou uma onda de 27 metros e conquistou o novo recorde mundial? Sim, foi o Garrett. Se você acha que alguém de 40 anos é velho, eu diria que McNamara com seus 44 anos chuta pra longe essa ideia e me dá esperança no futuro. [WaveJet]