Tô pilhado.
O SXSW para mim é que nem cocaína na veia. Quem me segue no Facebook percebe em tempo real a euforia que toma conta de mim enquanto eu assisto as palestras ou troca idéias com as pessoas que encontro por aqui.
Tô completamente alucinado.
O terceiro dia do SXSW começou QUEBRA TUDO!
A primeira palestra que eu me meti a assistir foi um debate com os reis da publicidade de massa tentando explicar que são diferentes e estão dando resultados para as suas empresas. Eu me meti no meio da galera das agências de propaganda e na frente dos marketeiros furados das grandes empresas como Coca-Cola e Target.
Um dos grandes desafios do marketing hoje em dia é conseguir que a galera preste atenção no marketing. Com tantos concorrentes diretos e indiretos, banners, revistas, sites, canais de televisão, eventos, coisas para fazer blá blá blá, está cada vez mais difícil para uma marca se estabelecer. Como fazer isso??? O meu dia começou procurando uma boa resposta para essa pergunta. Hoje se fala muito sobre criar conteúdo para atrair clientes, é por isso que as grandes marcas compraram teatros, patrocinam shows, e no mundo B2B as melhores empresas criam conteúdo para gerar sendo de urgência no cliente. AGORA, conteúdo por conteúdo não resolve tudo; O negócio não é criar apenas conteúdo, mas criar histórias que linkam todo o conteúdo que você está criando. Existe uma puta diferença entre uma grande história e um grande conteúdo.
Por essas e outras, eu escolhi o debate sobre “Data, Storytelling and Breaking Through The Noise” com o diretor de marketing da Coca-Cola, da Target e BuzFeed.
Confere os insights da palestra:
Como assegurar que a marca da sua empresa aparece na multidão? Dados + Criatividade.
Em 2012 a Coca-Cola reinventou todo o time de marketing da empresa para transformá-los em contadores de histórias e não vendedores de produtos. A Coca-Cola levantou um BELÍSSIMO web site chamado Coca-Cola Journey onde eles publicam um conteúdo imenso com histórias inspiradoras blá blá blá, confere aqui
Ashley Brown, Diretor de Comunicação Digital e Rede Sociais da Coca-Cola: “Eu tenho uma clara diretriz do meu CEO para fazer o que eu acredito que é certo, e JAMAIS ouvir ou dar bola para as solicitações ultrapassadas de outros diretores. É importante que a liderança da empresa ACREDITE que a propaganda como nós conhecemos NÃO FUNCIONA MAIS. As pessoas estão CANSADAS de anúncios e propaganda, e famintas por conteúdo que ensina, educa e inspira.” O marketing como se conhece já era, só um analfabeto ou publicitário babaca ainda não percebeu isso.
Nas nossas empresas onde todo mundo busca resultados rápidos e de curto prazo, você precisa trabalhar duro para conseguir advogados para a sua causa de criar histórias que vão além das BABACAS promoções e ofertas de produtos que buscam apenas vender.
O que acontece com a inovação agora que temos dados para cacete para responder as nossas perguntas e mostrar o que temos que fazer?
Os dados não vão resolver nada!
Informação é uma ferramenta, e não um fim em si.
Parafraseando Henry Ford, “Se eu tivesse perguntado aos clientes o que eles queriam para resolver os seus problemas, eles teriam dito “Nós queremos cavalos mais rápidos”; se eu tivesse seguido o conselho dos clientes eu teria montando uma empresa para treinar cavalos e não uma indústria de carros”. É legal ter dados, mas olhe para os dados com criatividade!!!
Uma obviedade sobre marketing que todos esquecem… Você não sabe o que vai funcionar até que você faça vários testes. A grande maioria das pessoas tem uma expectativa ERRADA de que as coisas tem que funcionar de primeira.
ISSO NÃO EXISTE!
Tem que fazer testes, testes e testes, lançar todo tipo de marketing, tentar todo tipo de abordagem de vendas, tentar de tudo, e ficar com o que funciona melhor.
ABullsEveView é a iniciativa da TARGET para contar histórias, distribuir conteúdo e fazer o seu “novo” marketing; MAS… ambas as iniciativas da TARGET e COCA-COLA tem um baixíssimo número de comentários, compartilhamentos e engajamento.
No final da palestra dos caras eu entrei com os dois pés no peito do diretor da Coca-Cola e da menina da Target e fui aplaudido de pé.
Eu falei, “Cara, eu estou nesse momento no site de vocês, e não tem visita alguma! Com quem e para quem vocês estão falando aqui??? Quando eu entro em uma loja da Target você não passa de um big box retailer, e faz 30 anos que eu tomo Coca-Cola todas as semanas, e eu nunca recebi ligação nenhuma da Coca-Cola, ou pelo menos um email dizendo que eu ganhei uma Coca grátis por ser cliente há tanto tempo.
Enquanto vocês ficam ai com essas iniciativas mais-do-mesmo de massa, a Facebook construiu um banco de dados com 1 bilhão de pessoas. Vocês não acham que chegou a hora de fazer o mesmo e CONVERSAR de verdade com os seus clientes???? Vocês não acham que seria MUITO MAIS RELEVANTE para a Coca-Cola se vocês tivessem feito portais de conteúdo para ajudar os funcionários das empresas de vocês a serem melhores pais e mães do que um portal com um monte de artigos que não tem nada a ver com os produtos que vocês vendem?? No final do dia você da Target vende roupas e você, como disse o Steve Jobs, vende apenas água com açúcar.”
Hehehe, eu falei tudo isso em inglês em uma sala com 500 pessoas.
Eu fui aplaudido e ovacionado por toda a galera que estava na sala. Foi um TESÃO! Outro episódio que por si só valeu a viagem. Quando terminou a sessão a menina da Target e o cara da Coca-Cola me chamaram para entregar o cartão deles.
Eu estou falando tudo isso porque hoje em dia 99% das palestras são realmente um LIXO. Não fiquem pensando que as palestras do SXSW são 100% fantásticas. Não são. Quem faz as palestras é quem assiste. É VOCÊ MESMO. As coisas que eu escrevo são da minha cabeça, eu ouço os caras falarem alguma coisa e crio a minha versão dos fatos e do mundo. Aquele que vai para um evento para CONSUMIR informação está ferrado. A informação está na web, você não precisa mais ir nos eventos. Se você vai mexer a bunda para ir em um evento, que venha para quebrar tudo.
Depois de um café-da-manhã desses, eu fui para a outra extremidade da corda. Eu fui assistir a palestra do John Mackey, fundador e CEO da Whole Foods, a rede de supermercados mais admirada dos EUA por suas práticas cidadãs e sua postura consciente.
A Whole Foods é conhecida pelos eco-pentelhos e chatos como uma empresa eco-certinha blá blá blá; mas John Mackey começou o seu discurso dizendo “Eu sou fã do Capitalismo! Capitalismo é o sistema que melhorou em todos os sentidos a qualidade da vida das pessoas. Antes do Capitalismo 99% das pessoas não sabiam ler; hoje, 14% da população do planeta não sabem ler – e a maioria vive em países que não tem o Capitalismo como sistema econômico. Antes do Capitalismo, a expectativa de vida das pessoas era ridícula, hoje quem vive no primeiro mundo provavelmente vai passar dos 100 anos de idade. Antes do Capitalismo, 85% das pessoas do planeta viviam com 1 dólar por dia, hoje são 16%. Seja qual for a métrica que você olhe, o Capitalismo é o sistema de vida mais bem sucedido da história da humanidade. E ainda assim, os metidos a intelectuais acham que o Capitalismo é um sistema do demônio. A Internet, o Google, a Apple, e todas as grandes inovações da qual desfrutamos tantos benefícios só foram possíveis graças do Capitalismo. De fato, eu acredito que nós precisamos melhorar a maneira que comunicamos tudo que fazemos”
Eu assino embaixo! O Capitalismo é a minha RELIGIÃO e não as drogas dos sistemas que acreditam que o FUCKING governo vai resolver alguma coisa ou tem que ser inchado para resolver.
Os negócios tem o potencial para ter um propósito maior do que ele mesmo. Nenhum negócio conseguirá criar credibilidade se acreditar que o seu propósito é conseguir juntar um monte de dinheiro. Imagina um médico dizer que virou médico para ganhar dinheiro. Você conhece algum médico de verdade que pensa assim?? O cara se formou como médico para curar as pessoas, o engenheiro para construir pontes para unir as pessoas; eu tive a oportunidade de conhecer algumas centenas de empreendedores, e praticamente nenhum que eu conheço começou seu negócio pensando em ganhar dinheiro. Todos são movidos por algo maior que eles mesmo. Bill Gates, o cara mais rico do mundo, nunca colocou o dinheiro como objetivo final, mas sim o propósito de colocar um computador na mesa de todas as pessoas no planeta porque ele acredita que está fazendo uma coisa boa para as pessoas.
Você PRECISA encontrar e comunicar o propósito maior que a sua empresa traz para as pessoas.
Mackey: “Quando nós abrimos uma vaga para líder na Whole Foods, a galera cai de pau em cima. Realmente existe um tesão das pessoas por poder. Talvez o cara queira ter mais poder para ser mais famoso, para ter mais dinheiro, ou simplesmente para conseguir ter mais sexo, não sei, mas na era em que vivemos nós precisamos de um novo tipo de líder. Um líder que tenha uma pegada espiritual, que tenha vontade de servir as pessoas, que tenha coragem para ser AUTÊNTICO e falar o que pensa e lutar para resolver problemas que as pessoas vivem mas não tem coragem de revelar”
Outra coisa… em paralelo…
Com as mulheres assumindo o poder nas empresas, eu penso que finalmente vamos ter mais amor e sentimento dentro das empresas. Eu estou casado faz 21 anos, e posso dizer de pé junto que as mulheres tem muito mais superiores do que os homens em amor, carinho, sentimentos, inteligência emocional. As mulheres se importam pelas coisas muito mais do que os homens. As mulheres são muito mais fiéis do que os homens. Nós precisamos de mais FIDELIDADE no planeta, FIDELIDADE aos clientes, FIDELIDADE aos funcionários, FIDELIDADE com os fornecedores, FIDELIDADE com os colegas, FIDELIDADE com a sociedade. Eu espero que esse tipo de espírito se espalhe por todas as empresas.
John Mackey: “Nós precisamos de empresas autênticas e que se importam. Amor e carinho precisam sair do armário nas empresas.”
John Mackey: “Você não consegue criar uma empresa consciente sem um líder consciente”
John Mackey: “E sobre Wall Street??? Bom… Wall Street é a última peça do dominó que está prestes a cair. Tudo que eu estou falando aqui não tem nada a ver com wall Street. O negócio deles é ganhar dinheiro, eles compram e vendem dinheiro. Quem não entende de capitalismo acha que Wall Street é capitalismo. Wall Street NÃO É capitalismo. Banco NÃO É capitalismo. Dinheiro NUNCA CRIOU emprego, dinheiro alavanca empresas mas não cria empresas. Mas… eles são a última peça do dominó e eles vão cair, e terão que se reinventar para acompanhar o novo mundo dos negócios que está se formando.”
John Mackey “Desigualdade é causada pela desigualmente de acesso ao Capitalismo” É isso mesmo. CAPITALISMO RULES!!!
John Mackey: ” Wall Street não vai liderar nada, Wall Street nunca liderou nada, mas certamente irá seguir e investir em qualquer coisa que seja bem sucedida. Se nós tivermos a coragem e a boa vontade de ampliar a participação do Capitalismo Consciente nós vamos construir o mundo que queremos para nós mesmos”
John Mackey: “Os recursos do nosso planeta são limitados, mas a criatividade humana não.”
Aí… eu me meti em uma série de conversas pelos corredores do evento onde encontrei e troquei uma idéia com o Tony Hsieh, fundador da Zappos; depois encontrei o Guy Kawasaki, um dos melhores marketeiros da história do planeta, onde conversamos por uns 10 minutos sobre marketing, SXSW, empreendedorismo etc. Do Guy eu peguei um autógrafo, confere:
Eu também peguei o autógrafo do John Mackey da Whole Foods. Ele também lançou um livro no SXSW, veja:
Na sequência eu assisti a várias palestras rápidas sobre marketing, filosofia, empreendedorismo que eu resumo abaixo em alguns insights malucos que anotei durante a parte da tarde, confere:
Você cria a sua própria sorte ao se comprometer com uma idéia.
A busca pela descoberta de novas coisas não começa indo para novos lugares mas olhando tudo com novos olhos. Um novo olhar sobre as mesmas coisas. É isso ai!
Vivemos em uma era onde GENEROSIDADE está espalhada em todos os lugares. TODOS OS DIAS alguém faz alguma coisa de graça para você, seja o cara que te dá um alô na rua e o faz sorrir, ou no computador quando você usa o Google ou Facebook para encontrar alguma coisa para te ajudar. Imagina se o Tim Lee, o cara que criou a internet, tivesse PATENTEADO a internet ao invés de deixa-la se transformar no que se transformou??? Então, pensa um pouquinho aí sobre o quanto você deveria ser mais GENEROSO com todo mundo e com todas as coisas que você tem para assim criar um puta mundo tesão que você mesmo tanto quer. QUEBRA TUDO!!!
Você precisa compartilhar o que você tem!
Eu fico PUTO da vida em ver pessoas sentadas ao meu lado dizendo que já sabem tudo que estão ouvindo; TODOS OS DIAS e em TODOS OS LUGARES eu mesmo fico impressionado com a quantidade de coisas NOVAS que eu conheço. A cada dia que passa eu ficou mais e mais impressionado com tudo que existe. Como pode alguém dizer que já “sabe” o que está ouvindo só porque já ouviu alguma dia na vida???
Porrada para os pais e mães que estão por ai… Nós estamos educando os nossos filhos para trabalhem em fábricas!! É o fim da picada!!! Não existem mais fábricas!!! VTNC!!! O negócio é ensinar os nossos filhos a falar com estranhos porque muito provavelmente a pior coisa que pode acontecer com o moleque é falar com o próprio pai que tenta de qualquer maneira dizer ao bicho que ele NÃO PODE seguir os seus sonhos porque os sonos do moleque não dão dinheiro. VTNC seu bando de pais medrosos e vagabundos!!!
Da Tina Eisenberg: “A melhor coisa que você pode ensinar aos seus filhos é o amor que você tem por tudo que você faz. Assim eles vão crescer tratando tudo com amor. Além disso não tem nada melhor do que trabalhar ao lado de quem ama o que faz”
Insight para quem tá parado no tempo… Com quem você anda determina o tipo de sonho que você vai ter, ao mudar o seu círculo de amigos você consegue mudar o tamanho dos seus sonhos.
Cara, se você estiver fazendo alguma coisa que não te faz feliz, PARE! Você pode começar novamente inclusive se você tiver 45 anos de idade.
Tem gente que nasceu para construir coisas, e tem gente que nasceu para impedir que coisas novas sejam construídas. De que lado você está?
FOCO diminui a mente criativa.
Se você já planejou toda a sua vida, por definição, a sorte nunca vai te encontrar.
Sorte é sobre sempre olhar ao seu redor. É importante ser esquisito.
Sempre procure por uma pessoa que seja completamente diferente de todo mundo que você conhece.
A sorte favorece a mente que está conectada. A sua mente está conectada com o quê e com quem???? Que a Força esteja com você!
Quanto mais nós aprendemos mais espertos ficamos. Mas como ter a mente de um iniciante para que você não se veja dizendo que conhece tudo que você ouve?
Para acabar… um insight muito louco… 90% de todo o volume de informação já criada pelo ser humano foi criado nos últimos 2 anos. Inacreditável, certo?
E uma verdade…tecnologia demora para trazer grandes resultados…Existe um buraco negro de 330 anos entre o dia que a impressão foi inventada por Gutemberg é o dia que ela começou a realmente produzir resultados tangíveis para a sociedade; ou quando a sociedade aboliu a escravidão e a data em que mais que 50% da população negra que vive na América passou a ter um padrão de vida tão bom quanto o homem branco.
E outra verdade… Mais de 60% dos hispânicos e african-americans da Geração Y nos EUA querem começar um negócio mas não tem os mentores apropriados. Imagina qual deve ser a porcentagem de brasileiros negros que querem abrir uma empresa mas também não tem mentores. Quem está fazendo alguma coisa a respeito?
Via RSS de BizRevolution. Um Novo Olhar Sobre As Mesmas Coisas.
Leia em BizRevolution. Um Novo Olhar Sobre As Mesmas Coisas.