Quando a Microsoft divulgou um comparativo entre as edições do Windows 8, ficamos sabendo que o Windows RT, aquele que rodará em processadores ARM, também virá com a área de trabalho clássica do Windows para executar alguns aplicativos, como o Windows Explorer e o Office 2013. Esse desktop clássico, de acordo com demonstrações recentes, é até mais completo do que muitos imaginavam.
Os fabricantes de hardware ainda estavam guardando segredos sobre o funcionamento do Windows RT. Em eventos de lançamento, por exemplo, era comum disponibilizar apenas a versão com processador x86 para demonstração e manter o tablet ARM protegido. Felizmente, a Samsung revelou nesta semana o Ativ Tab, um tablet que roda Windows RT e estava na IFA 2012 para todo mundo mexer.
O The Verge colocou as mãos no tablet e revelou alguns detalhes importantes para eliminar o mito de que o modo desktop seria totalmente removido do Windows RT. A área de trabalho ainda é necessária para rodar alguns softwares da Microsoft. Além do Office 2013, vários outros aplicativos clássicos do Windows foram portados para a arquitetura ARM, incluindo o Paint, o Gerenciador de Tarefas, a Calculadora, o Bloco de Notas e até o Prompt de comando.
Claro que há algumas limitações. Não é possível usar o acelerômetro para mudar a orientação da tela – você precisará entrar no assistente de resolução de tela para alterar isso na mão, o que é meio inconveniente. E, obviamente, não será possível instalar aplicativos x86 ou usar ferramentas avançadas, como o BitLocker e o boot a partir de uma imagem VHD.