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Tecnologia na gestão comercial aumenta faturamento das empresas


A agilidade no atendimento, a precisão de informações e as estratégias bem elaboradas podem ser fatores decisivos no momento de concluir uma venda. Para garantir o sucesso comercial dos negócios, a tecnologia oferece inovações desenvolvidas em plataformas de vendas e de marketing mobile com informações essenciais para a gestão comercial. O Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM) ocupa o primeiro lugar na lista de prioridades de investimentos mundiais das corporações em TI para o biênio 2013/2014, de acordo com a pesquisa do Gartner. No entanto, a cada dia, o mercado é abastecido com novos e mais modernos e eficientes aplicativos e softwares de gestão comercial.

O diretor da empresa especializada em mobilidade e inteligência corporativa Ledcorp, José Lúcio Balbi de Mello, explica que o envio de informações em tempo real é condição fundamental para a otimização das vendas. ”Percebemos que o processo de vendas de algumas empresas demorava a se consolidar porque as informações não eram enviadas em tempo real. Outra dificuldade era o alinhamento do setor comercial com os demais departamentos da organização. A gerência não conseguia acompanhar as visitas realizadas, assim como a localização do vendedor”, conta.

Para atender a lacuna de mercado, a Ledcorp desenvolveu a Anywhere Sales Force, plataforma de vendas e marketing mobile responsável por fornecer uma série de dados com o objetivo de criar oportunidades de negócios e estimular o faturamento das empresas. “Com a plataforma no celular ou no tablet, o vendedor tem acesso à gestão de agenda, com informações sobre quais serão as demandas do dia. Em seu trajeto até o cliente, ele pode utilizar o rastreador/roteirizador, que fornece o local da visita já com as coordenadas (latitude e longitude), economizando combustível e tempo. Outra possibilidade é o acesso à Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM), com perfil prévio do cliente e dados totalmente estratégicos e decisivos para a venda, como mercadológicos, produtos mais requisitados pelo comprador, consulta à situação de credito ou possibilidades de desconto”, explica Mello.

Informações sobre prospecção de clientes, opinião sobre produtos e serviços ou os concorrentes diretos de mercado também são registradas e processadas pelo aplicativo. Neste caso é possível acompanhar em tempo real, por meio de um mapa digital, não apenas a evolução da realização das pesquisas como também a participação da empresa no mercado, conhecido como market share. Em contrapartida, a empresa tem acesso a todo esse processo realizado pelo vendedor independentemente do local de trabalho.

A Veja7, especializada no comércio de equipamentos de tecnologia, tinha dificuldades em controlar o setor comercial à distância e administrar as informações repassadas pelos vendedores. Segundo o executivo de contas da empresa, Christian Marques, com a aquisição da ferramenta de gestão de vendas foi possível ter acesso a todas as questões referentes à venda no Brasil e consolidar esses dados para transformar em negócios bem sucedidos. “Com pouco mais de um ano e meio conseguimos, graças à inteligência de negócios por traz da Anywhere Sales Force, triplicar o faturamento da empresa”.

Na Loger Projetos, empresa que atua na distribuição de produtos de tecnologia e consultoria, não foi diferente. A organização conseguiu reduzir os erros de registro das vendas, gerando impacto na margem de lucro e crescimento de 30% nos últimos quatro anos. “Com o registro de todo o processo, obtivemos uma condição diferenciada porque temos um conjunto de informações críveis que promovem verdadeiros ganhos, aumentando a produtividade. Isso tudo influência na reorganização das atividades diárias e na motivação dos funcionários. Mais do que aumento no faturamento, a ferramenta de gestão de vendas também reflete na organização das atividades dos demais setores da empresa”, conclui o executivo de negócios da Loger Projetos, Carlos Staling.

Via Zoom Comunicação.

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