Criado nos anos 1920 pelo movimento surrealista na França, o “cadavre exquis” – ou “cadáver esquisito” – é uma espécie de jogo coletivo utilizado para subverter o discurso literário convencional.
Cada pessoa deve adicionar uma nova palavra na sentença “O cadáver esquisito irá beber o novo vinho…”, sem saber o que foi escrito anteriormente. A mesma dinâmica também pode ser utilizada através de desenhos, criando “cadavre exquis” gráficos.
E é isso o que faz a The Exquisite Forest, o novo projeto do Chris Milk para o Google.
Trata-se de um experimento de arte online e colaborativa, em que cada usuário cria pequenos trechos de animação conectados a outros dentro de um tema específico. O resultado final dessas narrativas é apresentado na forma de árvores.
Além de participar e ver as animações através do site exquisiteforest.com, as árvores selecionadas se transformarão em instalações físicas na Tate Modern a partir de 23 de julho.
The Exquisite Forest faz uso de diversas tecnologias web e produtos Google, aproveitando principalmente as características do Google Chrome. Se você é um tecnólogo convicto, tem a obrigação de assistir o making of do projeto, onde Aaron Koblin, que é diretor criativo do Google, explica os detalhes com seu cabelo justin-bieber-style.
Posts relacionados:
- “O Homem Mais Corajoso do Universo”, uma experiência para a versão mobile do Google ChromePost originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | AnuncieVia RSS de Brainstorm #9
Comente este artigo