Mais um ano, mais uma edição do concurso Imagine Cup promovido pela Microsoft. A equipe brasileira Signum Games levou a melhor durante a premiação do concurso, que aconteceu em Nova York. Eles bolaram o jogo UCAN, voltado para jovens estudantes com faixa etária entre 8 e 16 anos.
Imagine Cup: participantes da equipe brasileira Signum Games (Universidade Positivo) apresentam o jogo "UCAN"
O “you can” (você pode) do título não é mera coincidência com o slogan de Barack Obama durante a campanha presidência do ano passado. A ideia, que chamou a atenção da Microsoft, é ensinar por meio de jogo educativo, boas ações que permitam melhorar a cidade em que vivemos.
Como a equipe Signum Games é de Curitiba, fizeram questão de homenagear a própria cidade. Nele estão os pontos turísticos da cidade, como o Jardim Botânico. De acordo com informações fornecidas pela MS, o personagem principal tem como objetivo recolher lixo e plantar árvores, entre outras ações.
Com o tempo, ele ganha mais doações e voluntários. No fim das contas, esse sujeito pode construir escolas, centros de reciclagem e hospitais, além de aparelhar esses espaços. Bacana, não?
Opinião | Jogos e educação têm a ver, sim
Assista abaixo ao vídeo de apresentação do game.
(YouTube)
UCAN baseia-se na tecnologia XNA e pode muito bem ser liberado para Xbox e Windows. A equipe vai levar US$ 8 mil para casa, o equivalente a R$ 12.500.
Ainda falando na Imagine Cup, outras duas equipes brasileiras entraram no pódio do concurso: a Bells Team, composta por alunos da Federal de Pernambuco, ficou em 2º lugar no desafio de interoperabilidade; e a equipe Virtual Dreams, também da Federal de Pernambuco, também ganhou 2º lugar no desafio “Orchard” para uso de CMS em checkout, localização geográfica e interatividade com redes sociais.
Artigos relacionados:
- Plants Vs. Zombies anunciado para a Xbox Live
- Cidade Maravilhosa: Rio – Um novo social game para Facebook e Orkut
- Bicicleta para Wii pode ser o maior controle de vídeo game da história