Máquinas de escrever podem realmente ser muito mais charmosas do que computadores e afins, mas para quem costumava trabalhar (ou ainda trabalha) com elas, a real é que elas não são a ferramenta mais prática do mundo. Especialmente quando você errava e tinha de se virar para apagar sem danificar o restante do trabalho.
Ainda assim, as máquinas de escrever deixaram muitas saudades, especialmente em caras como o ator Tom Hanks, que se juntou a Hitcents para criar um aplicativo para iPad que reproduz uma máquina de escrever – ou pelo menos alguns de seus recursos, como o som das teclas. O Hanx Writer permite que os usuários criem diferentes tipos de documentos, que podem ser compartilhados de diferentes maneiras.
A Fast Company, entretanto, chama a atenção para um fato interessante. Como dissemos no começo deste texto, a máquina de escrever não era prática no sentido de, quando o datilógrafo cometia um erro, era difícil de apagar. Por outro lado, é exatamente uma de suas vantagens: para evitar erros, as pessoas tomavam mais cuidado e focavam mais no que estavam fazendo – diferentemente de um computador, que permite que você edite tudo o tempo inteiro.
No final, cada ferramenta tem suas vantagens e desvantagens, como tudo nessa vida. Para quem quiser baixar, o aplicativo é gratuito e está disponível na iTunes Store.
Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie