Todo empreendedor quer ver sua empresa ganhar o mundo. Mas será que existe alguma forma de ganhar escala e, ao mesmo tempo, se manter fiel aos valores que um dia inspiraram a abertura do negócio? Para Israel Ganot, fundador do Gazelle, marketplace americano de eletrônicos usados, o segredo está em alinhar a missão idealizada com as necessidades dos consumidores. Em um artigo publicado no site da revista Fast Company, ele sugere três frentes de ação para atingir esse equilíbrio.
Serviço
A divulgação boca a boca é a ferramenta mais poderosa na construção de marcas. Por isso, ouça o que seu público tem a dizer e ofereça uma experiência de compra acima de suas expectativas. A excelência de serviços supera qualquer campanha de marketing ou relações públicas. É o melhor caminho para construir uma imagem de confiança a longo prazo.
Educação
Nem sempre uma ideia se vende sozinha. Em alguns casos, as pessoas precisam ser educadas sobre os benefícios de um serviço ou produto. É preciso acreditar no seu negócio e não se intimidar pela dificuldade em mudar hábitos de consumo. Isso começa com uma estratégia de comunicação honesta e transparente.
Adaptação
As preferências dos consumidores mudam o tempo todo. É fundamental adaptar a sua ideia original a novos nichos e demandas. Embora não seja necessário mudar totalmente o foco do plano de negócios, é importante fazer ajustes para aproveitar as novas oportunidades que surgem pela frente.