Num ano com muitas compras, talvez seja bom ser uma startup no Vale do Silício –caso você queira ser comprado. Dessa vez foi o Twitter que comprou a Madbits, de reconhecimento de imagem, mas que se descreve como “aprendizagem profunda” baseada na visão.
Os fundadores Clément Farabet Louis-Alexandre Etezad-Heydari declararam no site a compra: “No último ano, construímos essa tecnologia de inteligência visual que automaticamente entende, organiza e extrai a informação relevante da mídia crua. Entender o conteúdo da imagem, não importando as tags associadas a imagem, é um desafio complexo. Desenvolvemos nossa tecnologia baseada em aprendizado profundo, uma abordagem ao aprendizado de uma máquina estatística que envolve empilhar projeções simples para formar modelos poderosos hierárquicos de um sinal”, afirmam.
A declaração dos fundadores explica um pouco a ida da empresa para o Twitter. “Fizemos o protótipo e testamos em diferentes aplicações e ao nos prepararmos para lançarmos a tecnologia publicamente, decidimos trazê-la para o Twitter, uma empresa que divide com a gente as ambições e as visões e que nos ajudará a escalar esta tecnologia”, terminam os fundadores da Madbits.
O Twitter lida com uma grande quantidade de imagens, parece lógico comprar uma startup voltada para isso. Nos últimos anos, todas as grandes empresas de tecnologia –Yahoo, Dropbox, Pinterest– compraram startups ligadas a imagem.
O aprendizado profundo, descrito pela startup, pode ser usado para análise de texto e reconhecimento de discurso. É um campo muito crescente no Vale.
O valor da compra não foi anunciado. Este ano, o Google pagou US$ 400 milhões pela DeepMind, uma outra startup de aprendizado profundo. Dessa valor dá para estimar que a Madbits não foi barata.
O post Twitter compra startup de ‘aprendizagem profunda’ apareceu primeiro em Startupi.com.br.