Esqueça os ‘founding fathers’ norte-americanos. Ao invés das imagens de George Washington, Thomas Jefferson, Abraham Lincoln, entre outras personalidades do governo dos EUA, a proposta do designer Travis Purrington de renovar a cara do dólar traz outros motivos de orgulho lá na América: astronautas, grandes ondas, montanhas e prédios.
Inspirado pelo novo e ousado redesign da coroa norueguesa, que traz um design pixelizado, a proposta para um novo dólar traz cores mais vibrantes do que o tradicional verde-musgo, deixando a moeda mais moderna. No verso, aparecem closes de constelações, circuitos eletrônicos, átomos e glóbulos do sangue.
Para Purrington, a proposta desse redesign tem mais a ver com celebrar conquistas atuais do que criar mitos ou lendas de personagens históricos. Ao invés do tradicional, ‘In God We Trust’, cada nota traz também as frases “This currency is upheld by the integrity of its people” (“Essa moeda é sustentada pela integridade do seu povo”, em tradução livre) e “Uires Alit”, expressão em latim que significa algo como “a força alimenta”.
Um conceito interessante, mas que é bem improvável que se torne realidade.
Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie